BSC – BALANCED SCORECARD

1663 palavras 7 páginas
BSC – BALANCED SCORECARD

Surgido início da década de 1990, o Balanced Scorecard (indicadores Balanceados de Desempenho) constitui um sistema de gestão concebido por Robert Kaplan e David Norton, que se propõe traduzir a missão da empresa e sua estratégia em um conjunto de atividades, que têm sua performance monitorada.

A importância do seguinte estudo que o Balanced Scorecard oferece aos administradores instrumentos para melhor gerenciar as empresas, medindo o desempenho com base em indicadores financeiros e não financeiros. Assim, torna-se possível perseguir resultados e, ao mesmo tempo, monitorar o desenvolvimento de capacidades e aquisição de recursos intangíveis necessários ao seu crescimento.
O principal objetivo do Balanced Scorecard é o alinhamento do planejamento estratégico com as ações operacionais da empresa. Esse objetivo é alcançado pelas seguintes ações esclarecer e traduzir a visão e a estratégia. É frequente as organizações possuírem uma visão e estratégias que não são devidamente esclarecidas e discutidas. A clarificação e tradução da visão estratégica, pelos membros da organização, facilitam o seu sucesso. Definindo o mapa estratégico através de uma sequência de relações de causa e efeito entre resultados e vetores de desempenho, o Balanced Scoredcard ajuda a esclarecer as ações a empreender. Este método também contribui para a criação de consensos, entre os gestores, da visão e estratégia da organização.
O Balanced Scorecard (BSC) é uma abordagem que vem sendo muito utilizada pelas grandes corporações como ferramenta para medição do desempenho organizacional. Esta abordagem possibilita o desenvolvimento de um conjunto equilibrado de indicadores distribuídos em quatro perspectivas básicas fundamentadas na estratégia que são as seguintes abaixo:

Perspectiva Financeira

É necessário a preocupação da empresa na visão do cliente, identificando suas necessidades, anseios e conquistando a fidelidade dos clientes existentes e buscando

Relacionados