bruxas sinal de poder

Páginas: 7 (1563 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
Se quisermos saber porque os indivíduos, grupos e classes pensam de determinada forma, por que explicam a sociedade deste ou daquele ponto de vista, precisamos entender como os membros desta sociedade se organizam e se organizaram para suprir suas necessidades.
Relacionam –se e discutem as questões que a realidade. Ou seja, devemos entender como são criadas, as instituições sociais, políticase econômicas que permitem certa estabilidade social.
A pessoas, entre tanto, que querem mudar a situação existente, pois não pensam que a sociedade a qual pertencem é boa par eles e para os outros. Tais pessoas pruram explicar a realidade social destacando os problemas dela e a possibilidades de mudanças para uma forma de organização que assegure mais poder sobre os indivíduos.
Desigualdade degênero, da violência doméstica aos esforços para a superação. Mulheres as quais suas marcas foram registradas por um passado horrendos que tanto a história venera. Onde o próprio pensamento popular mistificaram como “bruxas” e as fobias da contra reforma.

As bruxas foram torturadas e queimadas para sinalizar os perigos de práticas e saberes à margem da Igreja e de outras instituições dominantesna Idade Moderna. Parteiras, curandeiras e carpideiras, as bruxas misturam em seu caldeirão os mistérios da vida e da morte herdados das tradições pagãs. O que a figura da bruxa ensina é um certo modo de enxergar a mulher, principalmente quando está expressa poder. Ao longo de muitas eras da civilização patriarcal, a lição predominante sobre as mulheres que fazem uso de poderes ou que se aliam aforças que, de um modo ou de outro, a máquina civilizatória não consegue domar é bem conhecida de todos. Cunhada dentro do cristianismo, a figura das bruxas traduzia-se em mulheres devoradoras e perversas que matavam recém-nascidos, comiam carne humana, participavam de orgias, transformavam-se em animais, tinham relações íntimas com demônios e entregavam sua alma para o diabo. Uma análise da fartaliteratura sobre o assunto nos mostra que a caracterização da bruxa que vigorou durante a Inquisição, ressoando até os dias de hoje, constitui-se como um dos elementos mais perversos produzidos na sociedade patriarcal do Ocidente.
Histórica, a bruxa modifica-se dentro das eras, ficando em sua imagem as marcas que a sociedade lhe impôs. Marcas expostas em praças públicas através do espetáculo deseus suplícios e da execução das sentenças mortais que lhe eram imputadas. Pagando por crimes tais como dançar nua sob o luar, a bruxa é marcada pelo despudor e pela degeneração do corpo. Mulheres incômodas para a comunidade, viúvas solitárias ou vizinhas indiscretas, as bruxas eram aquelas cujas práticas eram consideradas crimes mais graves do que as heresias. Sedenta por poder, a bruxa émaléfica e corruptora, de modo que, tanto na realidade como na ficção, todas as histórias de bruxas terminam com o castigo por sua insubmissão: forca, fogueira, solidão. Os processos de bruxaria tinham um considerável enfoque nos corpos das bruxas: elas eram desnudadas à procura de um sinal que as pudesse recriminar. Procurando essa marca, “a marca da bruxa” e/ou a “marca do diabo”, seus pelos eramrapados e todo seu corpo examinado e perscrutado. Agulhas eram fincadas em sua carne a fim de se detectar um ponto diabólico insensível. A maior parte das confissões era obtida depois de muitas sessões nas quais eram lhes imputados flagelos. Em máquinas como “a donzela de ferro” e os “borzeguins”, ou nas torturas sobre a água, no aquecimento dos pés e na introdução de ferros sob as unhas, a ré passavapor tantos suplícios que acabava por admitir as sentenças elaboradas pelo inquisidor. “Com a tortura, pode-se fazer confessar tudo”, comenta Jean Delumeau em sua História do medo no Ocidente. A fome e privação de sono às quais eram submetidos os acusados de feitiçaria também rompiam “qualquer resistência”, a ponto de admitirem todas as atrocidades que lhes eram atribuídas.
Na maior parte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bruxas no poder
  • bruxas do poder
  • Trabalho Bruxas Figuras De Poder
  • bruxas figuras do poder
  • BRUXAS FIGURAS DE PODER
  • bruxas: figuras de poder
  • Bruxas: Figuras de Poder
  • BRUXAS: FIGURAS DE PODER

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!