Bruxaria

Páginas: 6 (1488 palavras) Publicado: 21 de setembro de 2014
Graças ao Harry Potter, a imagem das bruxas e bruxos do século XXI anda muito mais tranquila e suave. Mas não pense que sempre foi assim. Se hoje em dia ser um mago é sinônimo de estudar em uma escola bacana situada em algum local remoto de Londres, beber cerveja amanteigada em Hogsmeade e participar de partidas de quadribol, no século XVII as coisas eram muito mais tenebrosas.

Em Salem,Massachusetts, no ano de 1692, ocorreram os últimos julgamentos por bruxaria. Neles, cerca de 150 pessoas foram presas e pelo menos 20 foram mortas, sendo a maioria delas mulheres. Os assassinatos eram realizados com requintes de crueldade, queima em fogueiras, afogamentos, enforcamentos etc.

Ficou com medo? A seguir, você descobre se você seria acusado ou condenado por bruxaria segundo as leis doJulgamento das Bruxas de Salem.

1. Você é mulher?

Não importa a idade, o tamanho, a cor ou a crença, se você é uma garota, então provavelmente também é uma das muitas noivas do capeta. Desde o período medieval, o aspecto feminino tem sido associado à bruxaria. Durante centenas de anos, as pessoas acreditaram que as mulheres fossem mais suscetíveis ao pecado do que os homens e, obviamente, opecado é uma clara indicação do culto ao demônio.

Mental Floss
Em Salem, 13 mulheres e cinco homens foram condenados por praticar bruxaria. Todavia, historicamente os números apontam uma taxa muito superior de moças acusadas do que de rapazes.

2. Você é pobre ou não pode se sustentar financeiramente?

Pobres, desabrigados e qualquer pessoa obrigada a confiar na comunidade para se sustentarestavam entre os grupos mais suscetíveis à acusação por bruxaria. Sarah Good, enforcada em 1692, era extremamente destratada e vista com suspeitas por seus vizinhos, pois andava de casa em casa implorando por um pouco de comida.

Mental Floss (2)
3. Você é rica ou financeiramente independente?

Pois é, na Idade das Trevas não dava para ser nem tão rico e nem tão pobre quando comparado aoresto da comunidade, caso contrário era forca na certa. Ainda mais se você fosse uma mulher independente, segura e solteira vivendo sua vida sem nenhum suporte, pois isso claramente indica que você também possui uma jarra de olhos de lagartixa na dispensa.

Mental Floss (3)
Qualquer indicação de que uma mulher pudesse viver sem a ajuda ou supervisão de um homem era vista com suspeitas. Ela deveriaser isolada da comunidade – até, é claro, ela ser presa e ter um julgamento. Entre os anos de 1620 e 1725, mulheres sem irmãos ou filhos para compartilhar suas heranças corresponderam a 89% das execuções femininas devido à bruxaria na Nova Inglaterra.

4. Você tem uma ou mais amigas?

Uma nota para todas as adolescentes e o elenco de Sex and the City. Um grupo de mulheres reunidas conversandosem um homem presente era visto como “uma irmandade para adoração ao demônio”. Quem assistiu à série American Horror History: Coven sabe muito bem do que isso se trata: um grupo de mulheres comungando com o cosmo e as forças sobrenaturais.

Metal Floss (4)
5. Você já brigou com uma ou mais de suas amigas?

Matthew Hopkins e John Stearne foram dois dos maiores perseguidores responsáveis pelacaça às bruxas. Todavia, não demorou muito tempo para que as próprias mulheres acusassem umas às outras de feitiçaria, sendo essa uma maneira de retirar suas acusações.

Metal Floss (5)
Segundo o autor Elizabeth Reis, “as mulheres eram mais suscetíveis às acusações de cumplicidade com o diabo e, devido a tais convicções, elas eram levadas a imaginar que outras mulheres também estivessemcondenadas”.

6. Você discutiu ou se desentendeu com alguém?

O importante é lembrar que todo e qualquer um pode acusar outra pessoa. E eles faziam isso mesmo, sem nenhum remorso ou peso na consciência. Se você fosse acusado por praticar bruxaria – independente de ela ser elemental, natural, branca ou negra –, também poderia ser suspeito por ter sido visto voando pelado sobre a lua em uma vassoura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Que Bruxaria
  • Bruxaria
  • Bruxaria
  • bruxaria
  • bruxaria
  • Bruxaria
  • Bruxaria
  • bruxaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!