brunab

3335 palavras 14 páginas
UNIVERSIDADE FEEVALE
Disciplina de Biologia Celular
Profa. Joyce Fernandes

Questionário Atividades.

1. Explique o funcionamento da bomba sódio/potássio.
É um exemplo de transporte ativo primário, mecanismo que ocorrem em todas as células, que vai colocar 3 átomos de sódio para fora da célula e trazer 2 átomos de potássio para dentro dela, por isso é dita eletrogênica.

2. Dê as principais características da enzima envolvida na bomba sódio/potássio. A bomba, ligada ao ATP, liga-se a 3 íons de Na+ intracelulares.O ATP é hidrolizado, levando à fosforilação da bomba e à libertação de ADP.Essa fosforilação leva a uma mudança conformacional da bomba, expondo os íons de Na+ ao exterior da membrana. A forma fosforilada da bomba, por ter uma afinidade baixa aos íons de sódio, liberta-os para o exterior da célula.À bomba ligam-se 2 íons de K+ extracelulares, levando à desfosforilação da bomba.O ATP liga-se e a bomba reorienta-se para libertar os íons de potássio para o interior da célula: a bomba está pronta para um novo ciclo.O bombeamento não é equitativo: para cada três íons sódio bombeados para o líquido extracelular, apenas dois íons potássio são bombeados para o líquido intracelular.

3. O que é o citoesqueleto e qual sua função para a célula.
Citoesqueleto que desempenharia apenas um papel mecânico,de suporte,mantendo a forma celular e a posição de seus componentes.Além de confirmarem a existência do citoesqueleto,mostraram que seu papel funcional é muito mais amplo. Ele estabelece, modifica e mantém a forma das células. É responsável também pelos movimentos celulares como contração,formação de pseudopodos e deslocamentos intracelulares de ribossomos,organelas,cromossomos,vesículas e grânulos diversos.

4. Defina os três tipos de componentes protéicos do cito esqueleto.
Os principais elementos do citoesqueleto são microtúbulos,filamentos de actina, filamento de miosina ,filamento intermediário.

5. O que é centrossomo?
Cada célula possui um par

Relacionados

  • Lista De Acessos Cooperados
    4332 palavras | 18 páginas