Bruna Euzane Sobral Meireles

302 palavras 2 páginas
Bruna Euzane Sobral Meireles

Trabalho de química
Metais utilizados no cotidiano

Vitória,2014
Introdução
O metal que escolhi foi prata, que possui como símbolo na tabela periódica Ag, número atômico 47. Esse elemento pertence ao grupo 11 (metais de transição) e ao quinto período na tabela. É o segundo metal mais maleável e dúctil. O átomo de prata tem um elétron s na sua camada mais externa, configuração eletrônica de valência igual à dos metais do grupo 1, porem diferente desse grupo seu penúltimo nível possui 10 elétrons, e por isso a prata é mais densa e dura. Apresenta ótima condutividade elétrica. É pouco reativa e bastante resistente à corrosão.

Aplicação
A aplicação mais conhecida da prata é na fabricação de joias e talheres. Porém o nitrato do mesmo é utilizado em fotografia, xerografia, eletrodeposição química, em componentes de baterias e pilhas, na Medicina e como catalisador. Os compostos orgânicos do elemento usam-se no revestimento de diversos metais e de barras de dinamite ou outros explosivos. A indústria química utiliza a prata metálica como catalisador de diversas reações como a oxidação do etanol e de outro álcoois. A indústria petrolífera também utiliza o nitrato de prata como catalisador. Durante muitos anos, os espelhos eram feitos por deposição de uma pequena película de prata sobre uma superfície de vidro. A prata também é utilizada na fabricação de vidros fotossensíveis.

Conclusão
Através desse trabalho podemos reafirmar a importância de se aprender química e aplicação da mesma nosso cotidiano. E também podemos conhecer as propriedades e características do elemento Ag(prata), além de exemplos de onde o elemento está contido no nosso dia-a-dia, e também reafirma a importância do mesmo.

Referencias bibliográficas http://nautilus.fis.uc.pt/st2.5/scenes-p/elem/e04730.html http://www.tabelaperiodicacompleta.com/elemento-quimico/prata

Relacionados

  • ResultadoEtapa2CEI2015
    8814 palavras | 36 páginas