Bruna AAS Relat Rio Corrigido

762 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE FARMÁCIA
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA
PROFESSORA: MYRNA GUIMARÃES

Bruna Carla Costa Pinto  FA11241-09

DOSAGEM DO ÁCIDO ACETILSALICÍLICO EM ANALGÉSICOS

São Luís – MA
2012
1- Objetivo: (1,0 pt)
Determinar a concentração de ácido acetilsalicílico (ASS) em comprimidos de analgésicos através de titulação por retorno.
*Titulação por retorno é quando você pode adicionar um ácido a uma base de concentração desconhecida, e titular o excesso de ácido com outra base.

2- Resumo: (1,0 pt)
O ácido acetilsalicílico encontrado nas aspirinas (C8O2H7COOH) é o analgésico mais utilizado mais utilizado em todo o mundo, tendo sido comercializado pela primeira vez em 1898. Figura 1: Fórmula estrutural do ácido acetilsalicílico mostrando o hidrogênio ionizável.

Neste experimento, o teor de ácido num comprimido é determinado através de sua titulação com uma solução padronizada de hidróxido de sódio, sendo que a reação de neutralização é a seguinte:
C8O2H7COOH(aq) + NaOH(aq) C8O2H7COONa(aq) + H2O(l)

3- Introdução: (2,0 pts)

O ácido acetilsalicílico (AAS) em analgésico pode ser determinado através de uma titulação contra uma solução padrão de hidróxido de sódio, utilizando fenolftaleína como indicador do ponto final da titulação.

As principais indicações são como analgésico para tratamento sintomático de dor leve e moderada, antitérmico, anti-inflamatório, inibidor da agregação plaquetária. Além de ações anti-inflamatórias, o ácido acetilsalicílico inibe a agregação plaquetária e sua principal importância clínica situa-se, atualmente, na terapia do infarto do miocárdio.
É administrado por via oral e absorvido rapidamente. 75% são metabolizados no fígado.

No organismo, a absorção da aspirina ou ASS ocorre na forma não-ionizada, no estômago, onde encontramos o ácido clorídrico (HCl), que é um ácido forte e, portanto, bastante ionizado.

Apesar de o ácido

Relacionados

  • DELEUZE Gilles Clinica E Critica
    67202 palavras | 269 páginas
  • gramatica
    460168 palavras | 1841 páginas
  • DJ239 2013 ASSINADO
    560858 palavras | 2244 páginas