Bronquietasia

1800 palavras 8 páginas
BRONQUIECTASIA

DEFINIÇÃO
O termo bronquiectasia refere-se à dilatação anormal e irreversível dos brônquios, causada pela destruição dos componentes elástico e muscular de suas paredes.

ETIOLOGIA
A dilatação das vias aéreas nas bronquiectasias decorre de alterações destrutivas e inflamatórias das paredes da vias aéreas, principalmente ao nível dos brônquios de médio calibre. Isto possibilita maior acúmulo de secreção, que gera maior possibilidade de desenvolver infecções pulmonares, devido à inativação do clearance mucociliar (limpeza das vias aéreas) que, conseqüentemente, reativa a cascata inflamatória gerando um ciclo vicioso.
Existem três teorias que poderiam estar associadas a este processo: o aumento da pressão pulmonar (obstrução por secreção), o aumento da tração pleural (pressão pleural mais negativa) e a fraqueza da parede brônquica.
A bronquiectasia pode começar na infância após uma infecção respiratória como pneumonia, ou mais raramente pela obstrução de um brônquio como na tuberculose. A destruição dos cílios responsáveis pela limpeza dos brônquios ocorre como resultado da doença. Mesmo quando os cílios sobrevivem, eles podem movimentar-se ineficazmente devido às secreções excessivas.

FISIOPATOLOGIA
A obstrução bronquial causa absorção do ar do tecido pulmonar distalmente à obstrução e, essa área, como conseqüência, se contrai e colaba, causando uma força de tração que é exercida sobre as vias aéreas mais proximais, que se distorcem e dilatam. Essa área tecidual dilatada leva a um acúmulo maior de secreção, ocasionando infecções e causando inflamação da parede brônquica com destruição do tecido elástico e muscular.
Com as recorrências da infecção, as paredes dos brônquios tornam-se cada vez mais fracas, ocasionando a dilatação irreversível. A dilatação do brônquio gera desequilíbrios nos processos de depuração mucociliar normais acarretando hipersecreção e alteração na função pulmonar normal.
Conforme a evolução da doença, os

Relacionados

  • Bronquiectasia
    276 palavras | 2 páginas
  • Intelectuais políticos: a duplicidade noagir dos letrados na república velha.
    1652 palavras | 7 páginas
  • Bronquiectasia
    2957 palavras | 12 páginas
  • Cintilografia
    14130 palavras | 57 páginas