Bromidose e hiperhidrose

2620 palavras 11 páginas
1. INTRODUÇÃO:
Existem vários ativos antiperspirantes que ajudam no controle do suor, que é produzido pelas glândulas sudoríparas, esse suor é constituído por água, na qual se encontram dissolvidos sais minerais e outras substâncias Quando ocorre um aumento de temperatura da pele, as glândulas sudoríparas produzem suor. O corpo de um indivíduo adulto é dotado de mais de três milhões de glândulas sudoríparas, que são capazes de produzir até 12 litros de suor por dia.
O suor, por si só, é inodoro, pois o líquido liberado pelas glândulas sudoríparas é composto por quase 99% de água.
O suor só adquire o seu cheiro característico quando se mistura com as bactérias que habitam a superfície da pele e que alteram a sua constituição. Esse fenômeno é mais evidente nas glândulas presentes nas axilas e na zona genital, onde o acúmulo de suor é mais intenso. O mesmo se passa nos pés, que estão habitualmente envolvidos pelos sapatos e meias, o que cria um ambiente perfeito para as bactérias se desenvolverem.
A hiperatividade das glândulas sudoríparas leva transpiração excessiva, condição esta conhecida como hiperidrose.
Essa hiper hidrose é a gênese da bromidrose que é o mal cheiro produzido pelo aumento do crescimento de bactérias ocasionado pelo aumento do suor.

2. REVISÃO DA LITERATURA:
Em 2009 foram vendidos R$ 21,6 bilhões em produtos cosméticos, sendo que 9,3% desse mercado é representado pelos desodorantes, uma importante classe da higiene pessoal que hoje é parte das preocupações diárias das pessoas em todo o mundo. No entanto, mesmo que existam relatos do uso de fragrâncias desde o Egito Antigo e o Império Romano, esses produtos só foram introduzidos no mercado no início do século XX, quando a transpiração e o odor corporal passaram a ser considerados inconvenientes.

O suor tem uma importante função fisiológica de manter a temperatura corporal próxima a 37ºC, além de manter a elasticidade e hidratação da pele. Pois foi justamente a habilidade de

Relacionados

  • Saude do adolescente
    30470 palavras | 122 páginas