Briófita, Piteridofita e Giminosperma

1434 palavras 6 páginas
1. (ESS) Na região sul do Brasil, há uma planta nativa, de porte arbóreo, com folhas pontudas e perenes e flores reunidas em inflorescências denominadas Estróbilos. Desta planta pode-se obter saboroso alimento, o pinhão, preparado a partir do cozimento em água fervente.
a) Qual o nome popular desta planta e a que grupo pertence?
b) O alimento obtido corresponde a que parte da planta?

2. (Unesp) Observe o ciclo reprodutivo do pinheiro.

a) Em que estágios deste ciclo ocorre redução do número de cromossomos?
b) Indique as estruturas citadas no ciclo que correspondem às palavras em destaque na seguinte estrofe popular:

"Pinheiro me dá uma PINHA Pinha me dá um PINHÃO Menina me dá um beijo Que eu te dou meu coração".

3. (Ufpe) Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a letra (V) se a afirmativa for verdadeira ou (F) se for falsa. Esta questão diz respeito aos grandes grupos vegetais.
( ) Na maioria terrestres, de lugares úmidos e de pequeno porte (alguns centímetros), os musgos e as hepáticas são briófitas.
( ) As samambaias e as avencas são pteridófitas. Os primeiros vegetais a apresentarem tecidos condutores de seiva (vasos liberianos e vasos lenhosos).
( ) As espermatófitas (traqueófitas mais evoluídas) incluem dois grandes grupos: as gimnospermas, sem frutos, e as angiospermas, com frutos protegendo as sementes.
( ) As angiospermas têm grande interesse econômico na maioria são árvores, algumas das quais de grande porte como Pinheiros, Ciprestes, Coníferas e Sequóias.
( ) Um aspecto marcante e exclusivo das gimnospermas é a chamada dupla fecundação, a partir da qual são produzidos dois núcleos diplóides.

4. (Ufpr) Na(s) questão (ões) adiante, escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos. O pinheiro-do-paraná - 'Araucada angustifolia' (Bert.) 0. Ktze. - é uma espécie arbórea nativa do Brasil, destacando-se fisionomicamente de tal forma que as florestas em que ocorre são comumente

Relacionados

Outros Trabalhos Populares