Brito

Páginas: 4 (979 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
FACULDADE INGÁ – UNINGÁ
GRADUAÇÃO - CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO



A ILUMINAÇÃO DE ESPAÇOS URBANOS

Maringá, Novembro/2012

GUSTAVO VERONEZ

A ILUMINAÇÃO DE ESPAÇOS URBANOSTrabalho de Infra-estrutura – Matéria referente ao Quarto Bimestre do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Ingá – Uningá.

Professora: Rafael Britto

Maringá, Novembro/2012
A iluminaçãoartificial do recinto urbano
A luz esta ligada a seguridade viária e para os pedestres, promoção turística comercial, ambientação, recreação e também na orientação visual. Na iluminação viária énecessário vermos e sermos vistos pelos demais com isso no período noturno é imprescindível que os motoristas possam ver tudo à sua frente, e os pedestres da mesma forma deve conseguir visualizar seu entorno eser notado pelos motoristas. A iluminação noturna tem que facilitar a visualização de pessoas a uma distância razoável, essa iluminação é um ótimo método contra a delinquência, espaços iluminadosproporcionam uma sensação de segurança e com uma boa sinalização facilita uma orientação adequada, facilita visualizar ruas e números das casas, ela também pode trazer a sensação de aconchego eentretenimento.
Nas vias ela serve para visualizarmos os carros, mas deve ter sua emissão controlada. Nas áreas residenciais a ideia tem sido a mesma da iluminação das vias de trânsito de veículos, pois ambostêm a mesma necessidade, as lâmpadas dos postes devem ter altura superior à 4m, é recomendado que a altura do poste de iluminação não seja maior que a metade da altura da edificação. Zonas comerciaisalém de a iluminação ser satisfatória para o reconhecimento de espaços e pessoas ela deve ser um atrativo comercial, porém isso é responsabilidade do proprietário. Zonas turísticas exigem atenção àsnecessidades de segurança, circulação, ambientação e luz. Zonas industriais devem ser bem iluminadas para as manobras de veículos de carga. Os parques exigem uma boa iluminação para o deslocamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • BRITO
  • SATURNINO DE BRITO
  • Romero Brito
  • Romero Brito
  • Romero Brito
  • romero brito
  • Saturnino de Brito
  • ACH BRITO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!