Britadores- descrição e dimencionamento

1646 palavras 7 páginas
-------------------------------------------------
INTRODUÇÃO

A britagem é a primeira etapa da cominuição no processo de tratamento do minério, ela pode ser dividida em até quatro estágios: primária, secundária, terciária e quaternária, que variam de acordo com a necessidade e também com as características do material a ser fragmentado. Os mecanismos utilizados nesta parte da cominuição são os britadores, os quais possuem entre si, algumas características e modelos distintos.

As operações de cominuição se fazem necessárias na realidade industrial por razões distintas: para permitir o manuseio do material da mineração; para permitir o transporte contínuo, para permitir a utilização do minério; para a liberação de partículas. (PERES e CHAVES, 2003)

Os britadores são máquinas pesadas utilizadas para redução do produto da mina, ou ROM (run of mine), à granulometria que permita o transporte do material e a alimentação para a britagem secundária. Os britadores de mandíbula possuem duas placas metálicas, uma fixa e uma móvel, que se aproxima e afasta-se, semelhantemente a mandíbula de um animal. O fragmento de rocha ou minério a ser britado é introduzido no espaço entre elas e, durante o movimento de aproximação, é esmagado. Os fragmentos resultantes escoam para baixo durante o movimento de afastamento. De forma contínua, o minério é reduzido até que saia do britador pela abertura de descarga. Os britadores de mandíbula possuem várias dimensões, podendo ser produzidos com um ou dois eixos. A diferença básica entre britadores de um eixo e de dois eixos é o tipo de movimento. Pelas observações feitas ao britador da usina da Universidade Federal do Pará temos ao que tudo indica um britador de um eixo, tais britadores fazem um simples movimento de “vai e vem” com a mandíbula móvel contra a mandíbula fixa, enquanto o de dois eixos tem um movimento excêntrico e oscilatório dando um aspecto de “mastigação” na forma da britagem. Os britadores de um eixo são mais

Relacionados

  • Legislação aplicada
    31900 palavras | 128 páginas