Briozoário

Páginas: 5 (1097 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2014
















FILO BRYOZOA




















INTRODUÇÃO


Contendo mais de 5.000 espécies, o filo Bryozoa é o maior e o mais comum dos folos dos lofoforados. Os bryozoarios são colônias sésseis, e cada componente da colônia recebe o nome de zoóide, tendo cada um aproximadamente 0,5mm de comprimento.
Os Zoóides são normalmente polimorficos, mas ocorpo de cada um deles corresponde a um troco e uma invaginação eversívelportando um lofóforo. Interiormente seu corpo e composto de um celoma e de um intestino em forma de “U”. Os órgãos especializados para as trocas gasosas e excreção são ausentes.
O filo é dividido em três classes: Phylactoleamata (briozoários de água doce), Gymnolaemata (maioria marinha) e Stenolaemata ( 500 espécies fósseis ealgumas espécies marinhas).
BRYOZOÁRIOS


ZOÓIDE

Sua forma corresponde a uma caixa oval ou tubolar. Possui uma estrutura denominada zooécio, que é uma cutícula externa ou exoesqueleto secretado pela epiderme, composta de quitina ou carbonato de cálcio.
Nos zoóide extendidos a bainha tentacular, que porta o lofóforo, é circundada algumas vezes por uma dobra da parede corporal chamada decolar. Para a retração do seu aparelho alimentar o zoóide possui músculos denominados de músculos esfinctéricos. A abertura por onde saem os lofóforos quando estão expostos chama-se orifício. Alguns ainda possuem um opérculo, que funciona como uma tampa do orifício. A parte interna do organismo que abriga o lofóforo, quando este está recolhido, é chamada de átrio. A boca fica na base dostentáculos do lofóforo que abrem se em forma de leque formando um funil. O trato digestivo é em forma de “U” e termina em um anus que abre-se atravéz do lado dorsal do lofóforo, dando o nome de Ectoprocta à estes organismos. Oceloma é dividido por um septono interior de um anel anterior que ocupa a base do lofóforo e se estende no interior de cada tentáculo como parte da mesocele, e de um celomaposterior do tronco maior (metacele). As duas divisões se comunicam por poros. A metacele é atravessada por músculos e um tubo único ou ramificado, o finículo.
O sistema nervoso é composto de um anel nervoso em torno da faringe, tendo uma massa ganglionar no dorso, que dão origem a nervos que se distribuem no interior dos tentáculos e outras partes do corpo.







ORGANIZAÇÃO COLONIAL

Aorganização colonial depende de vários fatores como padrão de brotamento, grau de polimorfismo, arranjo dos polimorfos e etc.
Nos gimnolemos encontramos colônias dos tipos:

Estolinífeas: formada por estolhos eretos ou rastejantes com zoóides modificados que dão uma aparência articulada à colônia.

Encrustante: com aparência de líquen.

Foliáceas: com a aparência de um pé-de-alface.

Nosfilactolemos encontramos forma coloniais de dois tipos, uma com o apecto de dedos de luva projetados ao lado de um saco gelatinoso secretado pelos zoóides, e outra composta de ramos que possuem um cvescimento quase vegetativo formado pelos zoóides.

INTEGRAÇÃO COLONIAL

A colônia se comunica atravéz de poros por onde passa o fluido celomico e também impulsos nervosos, como no caso dosfilactolemos. Nos gmnolemos isto não é possível pois os poros encontram-se fechados.

POLIMORFISMO

O polimorfismo e encontrado na maioria dos gimnolemos sendo os filactolemos monomorficos. Nas colônias polimorficas os zoóides podem ser de duas formas: um zoóide que se alimenta, compondo ele a maior parte da colônia, denominado autozoóide; e zoóides modificados para funções especificas, como porexemplo fixação, defesa, partes vegetativas, denominado de heterozoóide.
Em queilósomos podemos encontrar dois tipos de heterozoóides: aviculário que é um zoóide especializado para defesa. Ele possui o operculo modificado em forma de mandibula, com a qual tritura envasores; e um segundo tipo chamado de vibráculo, cujo opérculo é modificado em forma de membrana, e pode girar como uma cabeça. É...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Briozoários

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!