Briofitas

Páginas: 2 (457 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
Briófitas

Briófitas são plantas pequenas, geralmente com alguns poucos centímetros de altura, que vivem preferencialmente em locais úmidos e sombreados. É um termo genérico que se aplica a umgrupo formado por mais de 20.000 espécies de plantas pequenas que crescem habitualmente sobre o solo, troncos de árvores e rochas de ambientes úmidos.

Características das briófitas
 
Asbriófitas são plantas não vasculares (sem vasos condutores) que incluem musgos, hepáticas e antecoros. Em seu nível de organização, as briófitas se situam entre as algas verdes (das quais há grandeprobabilidade de sua descendência) e entre as plantas vasculares inferiores mais simples, como os licopódios. A diferença das plantas superiores, o gametófito (a forma sexual), é a geração dominante. Já oesporófito (forma assexuada) se desenvolve sobre o gametófito e permanece quase que completamente dependente deste. Nas briófitas não há tecidos verdadeiros de condução, como existe nas samambaias e plantassuperiores.
Algumas espécies de briófitas são aquáticas e outras são capazes de sobreviver em regiões ardias e secas. Embora seu tamanho varie de microscópico a 30 cm, a briófita média medeaproximadamente entre 1,2 e 5 cm, variando sua coloração, que pode ser verde, negra e até quase incolor.
  As hepáticas são as briófitas mais primitivas e possuem uma forma plana, algumas vezes, suaespessura é de apenas uma célula. 
Reprodução das briófitas
  Todas as espécies de briófitas se caracterizam por apresentar uma alternância de gerações. Os embriões da forma sexual madura ou de formaassexuada pequena permanecem dependentes e unidos a ela. A forma assexuada produz esporas, similares as das plantas inferiores, que são disseminadas através do vento e por outros meios que propiciamnovas formas sexuais. Os órgãos sexuais das briófitas são multicelulares.
Briófitas podem, ainda, se reproduzirem por fragmentação, na qual fragmentos de um indivíduo dão origem a outros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Briófitas
  • Briófitas
  • briofitas
  • Briofitas
  • Briófitas
  • Briofitas
  • briófitas
  • briófitas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!