Briofitas e pteridófitas

Páginas: 6 (1283 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
E.E.B. Prof° Heriberto Joseph Müller
Disciplina: Biologia
Série: 2°4
Professor: Diana
Alunas: Maiara Moresco,
Pâmela Maria Marian.

Briófitas e Pteridófitos

Blumenau, 06 de agosto de 2012.

Briófitas:

Pteridófitas:

Briófitas
As Briófitas são um tipo de plantas pequenas com alguns centímetros de altura, e esta planta prefere lugares úmidos e sombreados.
O corpo das Briófitas (musgos), tem 3partes ou estrutura:
Rizóides
Caubide
Filóides

Lugares úmidos ou secos?
As Briófitas preferem lugares úmidos e sombreados. Úmidos porque necessitam da água para a sua reprodução.

Reprodução das Briófitas.
Os Gametas são produzidos em certas épocas na região opical onde produzem os Gametas em uma pequena estrutura onde terminam as filóides. O sexo masculino produz gametas moveis e são chamados deantozoários, já os femininos é ao contrário produzem gametas imóveis e são chamados de oosfera. Os antozoários masculinos já produziram alguma vez podem ser levados ate a planta feminina através dos pingos de chuva que caiem ou ate mesmo quando respinga. Na planta feminina os antozoários nadam em direção a oosfera e entre a união delas nasce o Zigoto formando assim um embrião na planta feminina. Eem seguida se origina em uma fase produtora de esporos.

Estrutura das Briófitas.
As estrutura das Briófitas é formada por 3 partes ou estruturas citadas logo ali em cima, pois ela não apresentam a organização que as demais plantas possuem como: caules, raízes e folhas. As demais plantas possuem a organização porque possuem a presença dos vasos condutores de nutrientes já as Briófitas não possuem.As briófitas são pequenas com poucos centímetros porque não apresentam vasos condutores de nutrientes e sendo assim a água absorvida no ambiente é transportada de célula em célula e este processo é lento demais e limita o desenvolvimento da planta.
Musgos e hepáticas são as principais representantes das Briófitas. O nome hephatos vem do grego que tem seu significa Fígado, pois o seu formato temformas de um fígado. Os musgos nascem eretos, já os Hephatos nescem deitados no solo. Algumas Briófitas vivem em águas doce mas não se conhece nem uma espécie marinha.

Pteridófitas 

As pteridófitas constituem um grupo de plantas relativamente importantes, estimando-se o total de espécies no mundo como sendo 9, das quais cerca de 3.250 ocorrem nas Américas. Destas, cerca de 30% podem serencontradas no território brasileiro, que abriga inclusive um dos centros de endemismo e especiação de pteridófitas do Continente.

São vegetais terrestres, com tecidos verdadeiros, inclusive os de condução. Foram os primeiros vegetais a formarem grandes florestas que dominaram a terra.
Seus fósseis deram origem à hulha ou carvão mineral. Também não têm flores e seus orgãos reprodutores também são osanterídos e arquegônios. Possuem alternância de gerações obrigatória onde, ao contrário das Briófitas, a fase perene e mais desenvolvida é o esporófito, formado por raízes, caules e folhas; a fase gametofítica é pequena e tem vida curta. Isso é o que veremos mais tarde.

No caso das samambaias, uma das características é o desenvolvimento das folhas a partir de uma estrutura em que os órgãos emdesenvolvimento se encontram espiralados, formando o que se chama de báculas. Na figura acima, vemos frondes em desenvolvimento apresentando báculas nos ápices.

Visto que as pteridófitas no seu ciclo de vida necessitam de água livre que permita a natação do anterozoide até o arquegônio, de uma maneira geral, devemos procurá-las em ambientes ou substratos que possam reter água ao menos parte do tempo.Isto pode parecer uma séria restrição, mas na prática podemos encontrar representantes deste grupo nos mais diversos hábitats, inclusive nas caatingas nordestinas, se bem que neste caso apenas algumas espécies é que estão adaptadas a ocorrer em tal ambiente. As Pteridófitas são as plantas vasculares sem sementes.

Atualmente, costuma-se dividir essas plantas costumam em 4 filos:
Psilophyta,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pteridófitas e briófitas
  • Briófitas e pteridófitas
  • Briofitas e pteridofitas
  • briófitas e pteridófitas
  • Briófitas e pteridofitas
  • Pteridófitas e Briófitas
  • Briofitas, pteridófitas...
  • BRIÓFITAS E PTERIDÓFITAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!