Brinquedoteca

Páginas: 3 (567 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
BRINQUEDOTECAS


A brinquedoteca é um espaço que permite a criança brincar livremente, que estimula a manifestação das potencialidades e necessidades lúdicas com o uso de diversos jogos emateriais que permitem as crianças expressar sua criatividade.
A brinquedoteca media a construção do saber através do prazer de brincar. A primeira brinquedoteca surgiu em Los Angeles em 1934. Depois deocorridos vários furtos a brinquedos em lojas, constataram que tal fato se dava devido a falta de condições dessas crianças comprarem os brinquedos. A partir da década de 60 a brinquedoteca teve seureconhecimento mundial, quando se espalhou por toda a Europa. Nessa época seu principal objetivo era de emprestar os brinquedos para famílias menos favorecidas ou com crianças que tivessem necessidadesespeciais, pois acredita-se que os brinquedos estimulariam o desenvolvimento dessas crianças.
Após um congresso em Londres no ano de 1976 foi criado uma associação internacional de brinquedos chamadoToy Libraries Association. No Brasil a primeira Brinquedoteca surgiu em 1971, quando a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) realizou uma exposição de brinquedos pedagógicos.
Abrinquedoteca pode ser definida de diversas formas, uma delas é, um espaço que busca levar a criança a se expressar, imaginar, representar, imitar, competir, criar, entre outros tudo isso através dacaracterística principal que é o lúdico.
Existem duas formas de organização de uma brinquedoteca, que são: empréstimo para brincar em casa, e instalação para brincadeiras in loco.
A seguir alguns “cantos” quecompõe a brinquedoteca, com base na idéia de Vaz (2006) e Ramalho (2000): Canto do “Faz de contas”, da “leitura”, das “invenções ou criações ou sucatoteca”, do teatro ou fantoche, da oficina, da mesacoletiva, do mural de recado, do playground, dos tapetes e colchões, do cinema, e do canto da pintura e desenho.
Os brinquedos estimulam a inteligência, portanto propiciar um espaço lúdico para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brinquedoteca
  • Brinquedoteca
  • brinquedoteca
  • brinquedoteca
  • Brinquedoteca
  • Brinquedoteca
  • brinquedoteca
  • brinquedoteca

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!