BRINQUEDOTECA

Páginas: 5 (1243 palavras) Publicado: 18 de julho de 2015



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO PEDAGOGIA






MARIANA DA SILVA GONÇALVES











CONSIDERAÇÕES SOBRE BRINQUEDOTECA
(UMA ABORDAGEM LÚDICA)

















Vespasiano
2013





MARIANA DA SILVA GONÇALVES








CONSIDERAÇÕES SOBRE BRINQUEDOTECA
(UMA ABORDAGEM LÚDICA)












Trabalho interdisciplinar apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte doParaná, para apresentação do 4º semestre 2013
Professores Orientadores: Alexandre Vilas Boas,Edilaine Vagula,Marlizete Steinle,Raquel Franco,Rosely Montagnini,Vilze Vidotti.










Vespasiano
2013
BRINQUENDOTECA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL



Considerações iniciais
“A brinquedoteca é um espaço facilitador criado no século xx destinado a facilitar o ato debrincar dando a criança o direito de desenvolver suas habilidades enquanto individuo em formação” (Cunha,1998 ).Seguindo este pensador , a principal função deste tão útil e por que não dizer sagrado espaço infantil é fazer com que a criança ,desenvolva sua autonomia,seu senso de organização e espaço , e que tenha sua criatividade estimulada .
Iremos analisar , algumas concepções e idéias sobre asbrinquedotecas, sendo este espaço tão importante para a construção do conhecimento da criança e que infelizmente ainda hoje se faz tão escasso nas instituições escolares.
Nos últimos anos o espaço lúdico da brinquedoteca, tem se transformado , uma vez sendo bem estruturada, a brinquedoteca só tem a contribuir para o aprendizado da criança , estimulando seus sentidos , sua capacidade de conviverem grupo , de socializar idéias e vontades, de saber dividir.
Dentro desse ambiente , ela pode em seu “universo infantil desenvolver suas expressões como imaginação, a criação, a brincadeira de faz- de- conta, a dramatização, a construção do pensamento, a solução de problemas,a socialização,a vontade de inventar, dando um suporte para a lúdicidade individual e coletiva” .
Para se alcançar taisobjetivos através da ludicidade é de extrema importância que a decoração e a organização da brinquedoteca se faça “capaz de reunir, de forma organizada, brinquedos, jogos, livros e gibis. A criança precisa de espaço para brincar, a mobília usada na brinquedoteca deve ser acima de tudo funcional,é importante apostar em tapetes de borracha coloridos para cobrir a superfície.Além de livros ebrinquedos, a brinquedoteca pode oferecer outras formas de lazer e entretenimento, como a TV, a parede pintada com tinta-lousa e o videogame. A brinquedoteca deve ser uma verdadeira sala de diversão, aprendizado e imaginação.”


Considerações históricas e metodológicas
“A discussão sobre a importância do brincar para a criança tem uma longa história descrita por muitos estudiosos e pensadores do meioeducacional.  O brincar sofreu transformações no processo histórico desde o seu reconhecimento como elemento importante para a formação do ser humano.
Em decorrência da valorização do brinquedo e do brincar, bem como, a sua relevância à educação, principalmente na infância, surge a Brinquedoteca, “com o propósito inicial de empréstimo de brinquedos e a criação de espaços destinados à exploraçãolúdica. No Brasil, este espaço lúdico originou-se nos anos 80, com a adoção do brincar em muitas instituições educacionais nas atividades de docência”.
  
Segundo nossas leituras e estudos, um ambiente escolar cuja meta principal é o desenvolvimento da criança, montar uma brinquedoteca só traz vantagens para o processo de aprendizagem , já que a criança consegue de maneira lúdica fazer uma ligaçãoentre o imaginário e o real. “Para a criança da educação infantil um simples jogo constitui-se em expressão e condição para o seu desenvolvimento já que elas assimilam e podem transformar a realidade, segundo o pensamento de Jean Piaget. As escolas que possuem brinquedoteca certamente podem contar com um instrumento poderoso de comunicação, linguagem, construção do conhecimento, proporcionadas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brinquedoteca
  • Brinquedoteca
  • brinquedoteca
  • brinquedoteca
  • Brinquedoteca
  • Brinquedoteca
  • brinquedoteca
  • brinquedoteca

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!