brinquedoteca

Páginas: 11 (2643 palavras) Publicado: 8 de maio de 2014
Brinquedoteca: a importância do Cantinho Lúdico
.
INTRODUÇÃO

Este trabalho vem mostrar a importância de se criar cantinhos na educação infantil e nos anos iniciais, pois a sala deve ter um ambiente prazeroso para desenvolver todas as habilidades. A brincadeira é uma atividade voluntária e consciente, é uma forma de atividade social infantil onde a característica é a imaginação os e diversossignificados da vida, favorece uma ocasião educativa única para a criança. Sendo assim, é através da brincadeira que a criança representa o discurso externo e o interioriza construindo o seu próprio pensamento, desenvolvendo assim suas potencialidades.
Neste sentido a brinquedoteca assume uma grande responsabilidade, pois é um espaço onde a criança passa a vivenciar situações do seu cotidiano ea criar e desenvolver sua própria personalidade, valores, ética e atitudes diante outras criança.

1 A NECESSIDADE DE BRINCAR
Enganam-se pessoas que acham que brincar está relacionado só no pré-escolar, ela deve se estender e perpetuar no ensino fundamental com brincadeiras adequada a faixa etária de idade.
O lúdico deve ser visto como algo favorável e imprescindível à necessidade do serhumano e facilita muito o professor conhecer, observar, saber suas potencialidades, limitações e desenvolverá seu senso critico, terá atitude de pesquisador sobre os seus alunos.
Verificou se que os professores não se utiliza e nem trabalha com o lúdico por falta de base teórica sobre o assunto e ficam inseguros em colocá-los em pratica, apesar de ter vários exemplos comprovados e reconhecidos o valordas atividades lúdicas.
Os cantinhos são interessantes, muito simples de se criar e principalmente enriquecedor para estímulos e descobertas. Sala bem decorada e com cantinho preparado pra elas mostra o quanto eles são importante e a preocupação do bem estar, alem de ser bonito e aconchegante.
Cunha (2001, p. 15 e 16) afirma que,
[...] a brinquedoteca é um espaço criado para favorecer abrincadeira, [...] aonde a criança (e os adultos) vão para brincar livremente, com todo o estímulo à manifestação de potencialidades e necessidades lúdicas”. E ainda, “muitos brinquedos, jogos variados e diversos materiais que permitem expressão da criatividade”. Desta forma, a autora disserta que a brinquedoteca propicia a construção do saber, sendo uma “deliciosa aventura, na qual a busca pelo saber éespontânea e prazerosa.
Se a criança também aprende brincando então é um fundamental que todas as crianças, possam ter oportunidades educativas voltadas para satisfazer suas necessidades básicas de aprendizagem na construção do conhecimento e interação com os outros.
Ainda segundo Carvalho:
Proponho que a sala de leitura seja um local de consulta, de estudo e de entretenimento para acomunidade escolar; seja dirigida por uma professora especializada, em tempo integral, cujo trabalho possa ser articulado com as atividades de sala de aulas; deve estar localizada em um espaço próprio, amplo, atraente e agradável, que ofereça condições satisfatórias para guardar do acervo e de conforto para os eleitores. Essas transformações dependeriam de recursos financeiros? Sim, mas não se podeoferecer educação de qualidade a preço vil. (2008, p.83).
Infelizmente todo o projeto requer dinheiro no caixa para colocar em prática ou de parceiros que acredita na proposta de inovação e ousada, diante de tantas cobranças na saúde, educação, moradia e ajustes nos salários dos profissionais da educação. Muitos olham como um capricho e não uma necessidade e a importância de se criar uma sala específicapara leitura e brinquedoteca.Entrevistando crianças de 5 a 12 anos da cidade de Araçatuba – São Paulo, a maioria nem sabe o que é uma brinquedoteca e desconhece sua função.
Segundo Maluf;
As crianças têm um interesse natural em descobrir as coisas Curiosas, são capazes de passar um bom tempo observando tudo e vivem fazendo perguntas sobre o que percebem e vivenciam, Na Educação Infantil, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brinquedoteca
  • Brinquedoteca
  • brinquedoteca
  • brinquedoteca
  • Brinquedoteca
  • Brinquedoteca
  • brinquedoteca
  • brinquedoteca

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!