BRINQUEDOTECA E SUA IMPORT NCIA

1950 palavras 8 páginas
BRINQUEDOTECA E SUA IMPORTÂNCIA

Resumo: O presente artigo tem como finalidade discutir e comentar a importância das brinquedotecas na aprendizagem escolar e sua contribuição para o conceito de mundo para as crianças, onde a criatividade é estimulada e os direitos das crianças são respeitados e vem como auxilio para atividades pedagógicas. Em casa ou na escola o espaço de lazer é o lugar mais cobisado pelas crianças e esse espaço pode ser adaptado para cada faixa etária. A brincadeira para as crianças tem sido um grande instrumentos pedagógicos educativos na interação e vivencia da educação infantil. Dentro desse contesto as crianças exploram um mundo desconhecido, imaginar, construir e explorar sua imaginação para o seu desenvolvimento emocional e intelectual.
Palavras-chave: Brinquedoteca; Educação Infantil; Lúdico.
Introdução
Na atualidade, existem muitas discussões sobre a ludicidade com pontos de vista favoráveis ou contrários à prática do brincar no ambiente escolar. Contudo, apesar de sua prática restritiva nos espaços escolares, os educadores de uma forma em geral reconhecem a importância da brincadeira, do jogo e do brinquedo como elemento essencial na práxis educacional no cumprimento do direito à infância e com a educação de qualidade. No entanto, verifica-se então o uso das atividades lúdicas de forma diretiva e predeterminada como complementação e/ou reforço de conteúdos da prática pedagógica, e desconsideram a autonomia na escolha, história, a experiência e a cultura de cada educando no brincar.
De acordo com alguns estudos, jogos e brincadeiras têm como característica fundamental o fato de ser livre e faz de conta, uma forma de representação de um desejo da criança, uma realidade que ela sonha em ter e sonhar sempre é bom. Uma das formas de trazer a criança para o mundo da brincadeira e estimula ela a brincar são as brinquedotecas que tem como objetivo principal estabelecer relações de um bem-estar e de acolhimento para com a criança.
Sendo a

Relacionados