BRINQUEDOTECA E ESPAÇOS DE LUDICIDADE O DIREITO DA CRIANÇA BRINCAR E APRENDER

Páginas: 9 (2216 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2013



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

LUCIMONE DIAS GONÇALVES













Eixo Temático:
Brinquedoteca e Espaços de Ludicidade
O direito da criança brincar e aprender



















Goiânia
2013

LUCIMONE DIAS GONÇALVES

















Eixo Temático:
Brinquedoteca e Espaços de Ludicidade
O direito da criançabrincar e aprender









Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Organização do Trabalho Pedagógico Infantil: Reflexão e Pesquisa; Alfabetização e Letramento; Ludicidade e Educação; Seminário IV.
Profs. Edilaine Vagula; Laura Célia Cabral Cava; Raquel Franco; Rosely Montagnini.
Tutora eletrônica: Fernanda CristinaAguiar Mercadante Damazio. Tutor(a) de sala: Luzia Silva.





Goiânia
2013


SUMÁRIO
LUCIMONE DIAS GONÇALVES 2
SUMÁRIO 3
O direito da criança brincar e aprender 5
Considerações Finais 9
10









































Introdução


O brincar representa um fator de grande importância na socialização dacriança e é o mais completo dos processos educativos, pois influência o intelecto, a parte emocional e o corpo da criança. Com este trabalho se buscou analisar e discutir a brinquedoteca, sua origem, funções e sua importância para a formação da criança. Diferentes tipos de espaços e materiais.
Procurou-se refletir sobre o direito que a criança possui de brincar e departicipar, e as situações onde esses direitos são violados.
A brinquedoteca oferece atividades lúdicas e com isso influência no desenvolvimento da criança, supre necessidades como se expressar, participar, criar, viver situações de socialização que irão contribuir para seu convívio social.
É um espaço que se torna mediador da aprendizagem e da formaçãoda criança. Foi entrevistado um aluno L. G., com 8 anos que está cursando o 3° ano do Ensino Fundamental, ele foi questionado sobre o seu conhecimento sobre o tema brinquedoteca, o que ele pensar em ter nesse espaço e os tipos de brincadeiras realizados nele.
Com essa entrevista foi feito um paralelo sobre o conceito da criança sobre a brinquedoteca e sua importância parasua formação e desenvolvimento, respeitando a fase da infância.













O direito da criança brincar e aprender

Dentro do contexto cultural da infância, percebe-se no decorrer da história que a criança não foi sempre tão valorizada e estudada como hoje. Em uma visão geral, na Idade Média a criança passa por essa fase quase quedespercebida pela família ou pela sociedade, a criança era tratada como adulto e não era considerada em suas necessidades.
Num sentido mais amplo vemos que as crianças não eram estimuladas a se desenvolver e o brincar muitas vezes ignorado proporcionaria situações de aprendizagem e desenvolvimento nessa fase. De acordo com ALMEIDA (2002) “As idéias da Escola Nova ganharamforça no Brasil na década de 20. Os jogos ganharam força e eram utilizados como meio de ensino.” Em seguida podemos observar a infância no Brasil até meados de 1990, onde as crianças eram excluídas, não freqüentavam reuniões de adultos e nem participavam de suas conversas.
As brincadeiras das crianças eram bem diferentes das atuais, eram feitas em grupos e elas sereuniam na rua ou praças para brincar ao ar livre, diferentes de hoje onde as crianças estão mais individualizadas com seus brinquedos eletrônicos e restritos ao ambiente fechado de casa.
A entrada no mundo escolar ocorria mais tarde e se priorizava o aprendizado da leitura e escrita e era deixada de lado a socialização das crianças.
Nessa realidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brinquedoteca: espaço para brincar e aprender
  • BRINQUEDOTECA: A IMPORTÂNCIA DESSE ESPAÇO PARA BRINCAR E APRENDER
  • Brinquedoteca: Espaço de Ludicidade
  • Brinquedoteca e espaços de ludicidade
  • BRINQUEDOTECA E ESPAÇOS DE LUDICIDADE
  • brinquedoteca espaço de aprender
  • brinquedoteca e espaços de ludicidade
  • Brinquedoteca " um espaço de brincar intencional"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!