brinquedoteca RVA

2289 palavras 10 páginas
 Resumo
Aula-tema 01: Dificuldades de Aprendizagem e Brinquedoteca: visão ecológica

Crianças

que

apresentam

dificuldades

escolares

ou

alterações

comportamentais, frequentemente são indicadas para atendimento psicológico.
Caso o psicólogo dirija a sua atenção unicamente à criança e suas dificuldades, sem levar em consideração o ambiente em que ela vive, o contexto familiar e demais caracterísitcas socioculturais, pode, de certa forma, intervir positivamente, porém, as intervenções nem sempre trazem resultados significativos para as dificuldades escolares manifestadas pela criança.
Ao perceber essa realidade, Azevedo (2010), propõe um novo modelo de ação e de trabalho que pode ser mais eficiente no diagnóstico e atendimento de crianças com diculdades de aprendizagem: a criação de uma Brinquedoteca com a intenção de atuar em um trabalho diagnóstico e de intervenção com crianças que apresentam dificuldades escolares. Nesse espaço a ideia é a de trabalhar com a criança por meio do jogo infantil, que pode integrar fatores cognitivos, sociais, afetivos, motores e de linguagem, possibilitando a ela um desenvolvimento pleno, com a valorização da livre expressão de quem não encontra esse espaço nos ambientes frequenta.
Nessa perspectiva, o trabalho realizado vai além da relação entre a criança e o psicólogo, uma vez que procura estabelecer contatos com a escola, a família e demais setores de sua convivência. Por ser um trabalho integrado, seus efeitos podem interferir positivamente no desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança. Tais princípios vão ao encontro dos preceitos do Estatuto da Criança e do
Adolescente, lei aprovada em 1990, que visa garantir os direitos fundamentais para a vida e pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes.
O trabalho preventivo realizado no espaço da brinquedoteca valoriza o jogo e o brinquedo como promotores do desenvolvimento infantil, sendo considerados elementos que favorecem o aumento da resiliência em crianças.

Relacionados