BRINQUEDOTECA HOSPITALAR PARA CRIANÇAS

Páginas: 12 (2823 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2013


UNIVERSIDADE ANHAGUERA - UNIDERP
POLO DE APOIO PRESENCIAL GOIÂNIA -GO
TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR
HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO HOSPITALAR
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - ATPS




BRINQUEDOTECA HOSPITALAR PARA CRIANÇAS PORTADORAS DO VÍRUS DA AIDS









GOIÂNIA
2013



BRINQUEDOTECA HOSPITALAR PARA CRIANÇAS PORTADORAS DO VÍRUS DA AIDS






GOIÂNIA2013




SUMÁRIO



1 TEMA 3
2 INTRODUÇÃO 4
3 JUSTIFICATIVA 5
4 CONCEITO DE HUMANIZAÇÃO 6
5 CRONOGRAMA 8
6 RESULTADOS ESPERADOS 9
7 REFERÊNCIAS 10


1 TEMA:
Brinquedoteca hospitalar para crianças portadores do vírus da aids

INSTITUIÇÃO:
Hospital Materno Infantil de Goiânia

2 INTRODUÇÃO

Humanizar é garantir à palavra a sua dignidade ética. A humanização depende denossa capacidade de falar e ouvir, do diálogo com nossos semelhantes.
Humanização é a palavra utilizada para falar da melhoria da qualidade do atendimento aos clientes. É o cuidado prestado com respeito, dignidade, ternura e empatia ao cliente e sua família.
Com a proposta de melhorar a qualidade do atendimento nos hospitais, percebe-se que estas atividades requerem tempo e conscientização tantodos profissionais como do governo e pessoas envolvidas no sistema de saúde.
Este projeto pretende discutir o que vem a ser humanização e acolhimento e a sua aplicação no Hospital Materno Infantil de Goiânia , por meio da criação de um espaço denominado Brinquedoteca voltada para crianças portadoras do vírus da aids.

3 JUSTIFICATIVA

O movimento de humanização nas unidades de saúde é voltadopara o processo de educação e treinamento dos profissionais de saúde, de maneira que a hospitalização seja mais confortável para o paciente.
A proposta de humanização da assistência à saúde visa à melhoria da qualidade de atendimento ao usuário e das condições de trabalho para os profissionais. Sabemos que visa, também, ao alinhamento com as políticas mundiais de saúde e à redução dos custosexcessivos e desnecessários decorrentes da ignorância, do descaso e do despreparo que ainda permeiam as relações de saúde em todas as instâncias.
Este projeto é justificado com a finalidade de tornar o ambiente hospitalar mais alegre e menos traumatizante, favorecendo melhores condições para recuperação da criança.
Segundo Friedmann, um processo de internação provoca sérias alterações na relação coma família, amigos, escola, impondo-lhe um ambiente desconhecido, formado por regras e limites sem “ludicidade”. Cada criança internada deixou para traz o mundo das coisas comuns; os pais, a casa, os irmãos, os bichos de estimação, brinquedos. As mães-participantes, estão presentes, mas há angústia. Observa-se, ainda, a presença de fatores estressantes, como: aparelhos barulhentos, agulha,máscaras de oxigênio, choro de outras crianças, o uso de cadeiras de rodas, sondas e outros. (FRIEDMANN,p. 30).
Nesse contexto, o brincar exerce uma fundamental importância na saúde, de modo a minimizar as consequências da hospitalização no desenvolvimento da potencialidade da criança. Ao tratar de uma criança deve-se levar em consideração, não só seus aspectos clínicos e patológicos de doença e alimitação, abordar a importância de se considerar o lado saudável e resgatar a sua personalidade, normalmente latente durante o processo de doença e internação.(KUDO, PIERRE, 1997, p. 195).
Com a experiência enquanto acadêmicos do curso de Gestão Hospitalar despertou-nos o interesse de pesquisar a qualidade do atendimento e as dificuldades que profissionais da saúde encontram para oferecer umatendimento humanizado, bem como também, poder proporcionar mais dignidade aos enfermos através da criação de um espaço (brinquedoteca).
O interesse por este tema surgiu a partir de uma reflexão sobre o papel do profissional de saúde nos atendimentos realizados em unidades básicas de saúde, tendo como meta transmitir para esses profissionais, informações sobre os cuidados de saúde de uma maneira mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • BRINQUEDOTECA HOSPITALAR E SUA IMPORTÂNCIA NO TRATAMENTO E RECUPERAÇÃO DE CRIANÇAS INTERNADAS
  • brinquedoteca hospitalar
  • Brinquedoteca hospitalar
  • Brinquedoteca hospitalar
  • brinquedoteca hospitalar
  • a brinquedoteca hospitalar
  • Brinquedoteca hospitalar
  • Brinquedoteca Hospitalar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!