Brinquedoteca: espaço para brincar e aprender

Páginas: 9 (2023 palavras) Publicado: 18 de julho de 2011
BRINQUEDOTECA: ESPAÇO PARA BRINCAR E APRENDER

[pic]
Universidade Luterana do Brasil
São Paulo / SP
2009
BRINQUEDOTECA: ESPAÇO PARA BRINCAR E APRENDER

RESUMO
A presente pesquisa teve como objetivo caracterizar a importância do ato de brincar das crianças em espaços variados de uma brinquedoteca. Brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança. É umaarte, um dom natural que quando bem cultivado irá contribuir no futuro para a eficiência e o equilíbrio do adulto. A brinquedoteca favorece a ludicidade, tão importante para a saúde mental do ser humano, resgatando um espaço para a expressão mais genuína do ser, é o espaço do exercício da relação afetiva com o mundo, com as pessoas e com os objetos.

PALAVRAS — CHAVES: Brinquedoteca. Brincar.Aprender.

Sumário

Introdução 02

Brinquedoteca: Espaço para brincar e aprender 02

Origem 02

O que é brinquedoteca? 03

Por que montar uma brinquedoteca? 03

Tipos de brinquedotecas 03

A brinquedoteca e sua função 04

Preparação do ambiente 05

Linhas pedagógicas que apóiam aproposta da brinquedoteca 05

Justificativa 06

Objetivos da brinquedoteca 07

Considerações finais 07

Referências 08

Introdução

Por muitos anos acreditou-se que brincar era um passatempo sem nenhum objetivo. Vários estudiosos e os pesquisadores comprovaram a importância do brincar no desenvolvimento infantil. É atravésdas brincadeiras que a criança passa por uma experiência imaginária e reproduz situações reais, ampliando sua capacidade de criar, pensar, falar e agir.

Cada vez mais os educadores recomendam que os jogos e brincadeiras ocupem um lugar de destaque no programa escolar desde a Educação Infantil.

Nossa pesquisa tem o intuito reforçar e conscientizar educadores e pais sobre aimportância do brincar no desenvolvimento infantil.

Brinquedoteca: espaço para brincar e aprender

A brinquedoteca é um espaço que visa estimular crianças e jovens a brincarem livremente, pondo em prática sua própria criatividade e aprendendo a valorizar as atividades lúdicas.

Estudos comprovam que uma criança, jovem ou mesmo adulto, tem mais facilidade de aprender atravésde brincadeiras lúdicas.

Origem

Negrine (1994) afirma que a primeira brinquedoteca foi fundada em Los Angeles, na Califórnia, em 1934, segundo outros autores, a Suíça foi o primeiro país em que surgiu a idéia de emprestar brinquedos. Estes eram destinados às crianças com necessidades especiais, sendo utilizados para estimular através das brincadeiras.

No Brasil, foirealizada uma exposição de brinquedos destinados a APAE em São Paulo em 1971. E a partir do Congresso Internacional de Pediatria, realizado em 1974 em São Paulo que este espaço foi reconhecido, havendo brinquedotecas e brinquedos espalhados por todo o país. Existe no Brasil a Associação Brasileira de Brinquedotecas –A.B.B.- fundada em 28 de abril de 1985, por professores, técnicos e profissionaisde educação. Esta associação está preocupada em garantir o espaço e o direito de brincar. Nem todo espaço pode ser transformado em brinquedoteca se não for pensado adequadamente dentro de uma filosofia que lhe é própria, para não correr o risco de prejudicar a criança.

O que é a brinquedoteca?

Segundo Negrine (1994), são espaços de jogos, onde crianças, jovens e adolescentes vãobrincar. Este cenário visa estimular as crianças a brincarem livremente, exercitando sua imaginação, criatividade, aprendizado, pois através das brincadeiras pode-se ampliar e desenvolver conhecimento mais complexo de trabalhos sérios e acentuados.

Por que montar uma brinquedoteca?

As brinquedotecas são criadas por diversas razões, principalmente pelo caráter educacional e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • BRINQUEDOTECA: A IMPORTÂNCIA DESSE ESPAÇO PARA BRINCAR E APRENDER
  • BRINQUEDOTECA E ESPAÇOS DE LUDICIDADE O DIREITO DA CRIANÇA BRINCAR E APRENDER
  • brinquedoteca espaço de aprender
  • Brinquedoteca " um espaço de brincar intencional"
  • Brincar e aprender
  • Brincar e aprender
  • Brincar de aprender
  • Aprender Brincar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!