Brinquedoteca Comunit Ria

851 palavras 4 páginas
Brinquedoteca "Cantinho Feliz"

Introdução
A brinquedoteca comunitária é um espaço que permite vivenciar o lúdico esquecido pelas as pessoas e negado ás crianças, o favorecimento é o cultivo da brincadeira de forma livre, para as pessoas em qualquer fase da vida.
O espaço permite á construção da identidade, autonomia e das diferentes linguagens. Para concretizar Cunha (2001, p. 17) descreve que a brinquedoteca é "responsável por mediar á construção do saber, em situações de prazer, com gosto de aventura, na busca pelo conhecimento espontâneo e prazerozo", e ainda incentiva extravasar sentimentos, conhecimentos e emoções.
Toda criança gosta de um ambiente desafiador, motivador, divertido, alegre, bonito e prazeroso. O espaço da Brinquedoteca representa um elemento a mais no processo educativo mas é antes de tudo, um recurso, um instrumento, um parceiro do professor e da família na prática educativa.
Além disso, o espaço organizado favorece interações entre as crianças, promovendo a identidade pessoal, o desenvolvimento de competências e habilidades e a construção da autonomia moral e intelectual.

Justificativa:
Hoje em dia, muitos dos problemas encontrados em muitas instituições de ensino, são pela falta das atividades lúdicas dentro do cotidiano das crianças e adolescentes. Com isso, tem gerado problemas de ordem cognitiva, emocional e nas relações das crianças com as outras pessoas e o mundo.
Levando em conta a plenitude de benefícios que a brinquedoteca Comunitária pode ofertar e diante da atual dinâmica social com tendências ao encurtamento e em empobrecimento lúdico das experiências da infância, esse Projeto se caracteriza com uma possibilidade de garantir o direito da criança e adolescente ao lazer de forma saudável e construtiva.

Objetivos:
Criar espaço para integração social e expressão da cultura; oferecer um ambiente lúdico como atividade de lazer; promover ações recreativas e comunitárias e adequada, entre os membros de uma família ou entre os

Relacionados

  • Brinquedoteca Comunit ria
    608 palavras | 3 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas