Brinquedos e brincadeiras na educação infantil

Páginas: 24 (5867 palavras) Publicado: 21 de agosto de 2011
RELATÓRIO DE ESTAGIO CURRICULAR I


Introdução:

A Educação Infantil em nosso país vem a mais de uma década expandindo-se e ganhando expressão. Isto se dá em vista de muitas discussões, integrações e interpretações de novas definições legais sobre a Educação Infantil, relato aqui sobre a Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, Estatuto daCriança e Adolescente de 1990 e a Lei Orgânica da Assistência Social de 1993.
Estas leis estabelecem e garante a toda criança de zero a seis anos de idade o direito a Educação Infantil em creches e pré-escolas.
A Constituição de 1980 doutrina a criança como sujeita de direito, legaliza e define que os pais, a sociedade e o poder público têm que respeitar e garantir os direitos da criança definidos noartigo 227 que diz:
“É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda a forma de negligência, discriminação exploração, violênciae opressão.”
Isto posta, nem o poder público nem sociedade civil podem tratar a criança como bem entendem, mas sim como cidadão em desenvolvimento.
O Estatuto da Criança e do Adolescente, lei federal n° 8.069/1990 (ECA) explícita muito bem cada um dos direitos da criança e do adolescente, bem como os princípios norteadores às políticas de atendimento. Determina a criação dos Conselhos da Criançae do Adolescente e dos Conselhos Tutelares.
“O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente devem traçar as diretrizes políticas e o Conselho Tutelar deve zelar pelo respeito aos direitos das crianças e dos adolescentes, entre outros o direito à educação, que para a criança entre zero e seis anos incluirá o direito a creche e pré – escola”.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, LDB,regulamenta em seu artigo sobre Educação Infantil primeira etapa da educação Básica, e que tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade (art.29).
Entendemos que as creches e pré-escolas têm uma função de complementar e não de substituir a família comona maioria das vezes é entendido. Juntas, família, escola e comunidade poderão oferecer o que a criança necessita para o seu pleno desenvolvimento e para a sua felicidade.
Contudo aos poucos a Educação Infantil está sendo ampliada em nosso país, porém com pouco recurso até o momento. Nossas crianças precisam viver a infância em ambientes enriquecedores que favoreça o brincar, o descobrir, oaprender, nos quais possam interagir com brinquedos objetos do conhecimento físico e social, me refiro aqui principalmente, a crianças com idade entre zero e seis anos.
Pois a criança que não brinca poderá ter dificuldades em solucionar questões, com criatividade, na fase adulta. Esta afirmação reflete as conseqüências de uma infância, que pode culminar em dificuldades na habilidade e aprendizadofuturo.
O fato é que o brincar na infância relaciona-se com o desenvolvimento psicológico na fase adulta. E pela conexão feita através dos brinquedos, a criança aperfeiçoa uma infinidade de estímulos vitais para sua formação, entre as quais: coordenação motora, criatividade, raciocínio, identidade, autonomia, comunicação, socialização, sensação de liberdade e poder, entre outros benefícios.
Odiscurso relativo ao valor da brincadeira vem sendo cada vez mais debatido na atualidade. Sabe-se que através da brincadeira a criança se expressa e conhece o mundo.
Porém, o que se observa é que vivemos em um mundo cada vez mais violento, onde há um fechamento institucional e o brincar livremente das crianças por vezes, vem sendo privado por conta deste cotidiano conturbado e caótico.
Ao comparar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brinquedos e brincadeiras na educação infantil
  • O brincar, na educação infantil, brincadeiras e brinquedos.
  • Jogo Brinquedo E Brincadeira Na Educacao Infantil
  • INTRODUZINDO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Jogos, brinquedos e brincadeiras no ensino de matemática na educação infantil
  • A importância de jogos e brinquedos e brincadeiras na educaçaõ infantil
  • Brinquedos e Brincadeiras na Educao Infantil
  • Jogo,brinquedo,brincadeira e a educacao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!