brincar

Páginas: 11 (2519 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2014
2. INTRODUÇÃO



Sabemos o quanto a brincadeira é importante para o desenvolvimento das crianças, brincando, ela não apenas se diverte, mas recria e interpreta o mundo em que vive e se relaciona com este mundo. Brincando, a criança aprende.
Com isso, pretendemos trabalhar de forma integrada os seguintes aspectos: exploração dos objetos e brincadeiras, linguagem oral e comunicação, desafioscorporais, exploração do ambiente, identidade e autonomia, música e expressão corporal.
O desenvolvimento da criança em seus aspectos mais amplos, como os aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais se realizam por meio de um ambiente com espaço para novas descobertas, brincadeiras e construção de conhecimentos, necessários para a aprendizagem e crescimento individual.
O brincar e oeducar configuram atender todas as crianças, independentemente de suas necessidades educativas, culturais e sociais, é estimular todos os seus sentidos, desenvolvendo atividades de acordo com sua história de vida, seu ritmo e suas aquisições. A criança é um ser ativo, seu corpo é sua referência e ele evolui com a estimulação e a exploração dos espaços internos e externos do cotidiano. Desde seunascimento, a criança observa as pessoas e quanto mais ela participa de experiências afetivas, físicas, perceptivas e sociais maior será o desenvolvimento de suas aprendizagens.
Enfim, este será o foco principal a ser explorado e tratado no projeto de pesquisa apresentado, e o tema que irei defender é a real importância que devemos dar para o “brincar” no desenvolvimento das nossas crianças e osbenefícios trazidos por essas atividades.














3. PROBLEMA

Será que os profissionais da educação infantil tem o entendimento de como é importante os jogos, brincadeiras e brinquedos para a vida das crianças, será que os mesmos dão o devido valor para esses momentos lúdicos? Os professores e as escolas reservam um tempo considerável para os seus alunos brincarem, usarem aimaginação, a criatividade e realizarem jogos em grupos?
Hoje, nas escolas os espaços reservados para as crianças brincarem possuem um tamanho apropriado? E também existem lugares feitos especificadamente para essas atividades (pátio, brinquedoteca...)?
O tempo é dividido para as atividades livres e dirigidas? Quais são as brincadeiras e atividades que realmente são prazerosas, diversificadase dinâmicas, que fazem as crianças se integrarem às mesmas com gosto pelo o que estão fazendo e aproveitamento na aprendizagem?
Essas são algumas das questões e dúvidas que pretendo esclarecer e descobrir ao longo da pesquisa, tendo em vista os fatos que presenciamos no dia-a-dia das nossas escolas em relação ao “brincar” das crianças na Educação Infantil.4. OBJETIVOS


4.1. Gerais:

* Valorizar a importância do brincar na vida das crianças;
* Conscientizar os professores do dever de realizarem jogos, atividades dinâmicas, brincadeiras no pátio, com areia e tantas outras coisas com os alunos;
* Demonstrar sentimentos e emoções através do brincar, utilizando-se da fantasia e autonomia para ampliar os seus conhecimentos,podendo também melhorar a convivência com o grupo escolar e com outras pessoas;
* Proporcionar momentos de descobertas e integração social por meio de brincadeiras que desenvolvam o conhecimento do ambiente em que se faz parte;



4.2. Específicos:

* Aprimorar a expressão oral, visual e corporal conforme as atividades apresentadas pelo professor, tanto nos momentos dirigidos como nos livres;* Desenvolver a coordenação motora ampla, fina, freio inibitório, capacidade de concentração, localização e auxílio mútuo;
* Valorizar e ampliar as possibilidades expressivas do ritmo corporal nas brincadeiras, danças e jogos;
* Examinar a qualificação e o perfil do professor como mediador e facilitador de aprendizagens;
* Perceber a relevância da Educação Física no contexto escolar.
*...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O brincar
  • Brincar
  • O brincar
  • brincar
  • o BRINCAR
  • brincar
  • brincar
  • o brincar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!