Brincar: prazer e aprendizado

Páginas: 2 (319 palavras) Publicado: 20 de abril de 2013
Assunto: O brincar na educação infantil
Título: Brincar: prazer e aprendizado
Referência: MALUF, Angela Cristina Munhoz. Brincar: prazer e aprendizado. Vozes, 2003. P.

A brincadeira estápresente desde muito tempo em nossas vidas. O desejo de brincar não é algo que se ensina, este anseio está em nós desde a primeira infância. Assim sendo, muito mais que uma proposta lúdica, abrincadeira está para a criança como ação autônoma decorrente em seu processo de desenvolvimento físico, social, psíquico e cognitivo.
Para MALUF (2003) o verbo brincar nos acompanha diariamente. Sempre foie sempre será uma atividade espontânea e muito prazerosa, acessível a todo o ser humano, de qualquer faixa etária, classe social ou condição econômica.

Neste capítulo a autora aborda o ato debrincar como uma prática social que propicia a criança uma participação ativa no grupo o qual está inserida. A criança pode relacionar questões internas com a realidade externa e torna-se capaz departicipar de seu contexto e perceber-se como um ser no mundo (...) através de sua participação no grupo de brincadeiras o individuo pode dar sentido ao seu mundo.

Nesta ótica para MALUF (2003) o brincarnão pode ser considerado apenas uma imitação da vida do adulto, pois em cada fazer novamente a criança pode encontrar o significado da sua experiência relacionada com seu contexto e coloca-se comoagente de sua história que aceita uma realidade ou a transforma.

Portanto, as atividades lúdicas preparam a criança para o desempenho de papéis sociais, para a compreensão do funcionamento domundo, para demonstrar e vivenciar emoções. Quanto mais a criança brinca, mais ela se desenvolve sob os mais variados aspectos, desde os afetivo-emocionais, motor, cognitivo, até o corporal. É atravésda brincadeira que a criança vive e reconhece a sua realidade. A brincadeira não é apenas uma dinâmica interna da criança, mas uma atividade dotada de um significado social que necessita de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brincar é uma fonte de alegria, prazer e aprendizado.
  • Brincar, prazer e aprendizado” – angela cristina munhoz maluf
  • Livro Um aprendizado ou o Livro dos Prazeres
  • O brincar como fonte importante do aprendizado
  • O papel do brincar no desenvolvimento e aprendizado das crianças
  • O papel do brincar no desenvolvimento e aprendizado das crianças
  • LUDICO, O PRAZER DE BRINCAR E SUA RELAÇÃO AO PRAZER DE APRENDER NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
  • O prazer

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!