Brincadeiras

Páginas: 2 (481 palavras) Publicado: 6 de setembro de 2014
Bola de Gude

Existem notícias que as civilizações egípcias e romanas conheciam jogos com bolinhas. Estas eram feitas de mármore, alabastro e cerâmica, madeira e até ossos de animais.
Na Gréciaantiga, as crianças jogavam com castanhas e azeitonas. Em Roma, com nozes e avelãs. Em um túmulo de uma criança egípcia, foram encontradas bolinhas feitas de pedras polidas, jade e ágata, datadas de1.450 a.C.
O jogo era tão popular na Roma dos Césares, que o imperador César Augusto, tinha o costume de parar na rua para assistir as partidas.
Gude era o nome dado pelos romanos às pedrinhas lisas eredondinhas encontradas nos rios.
Acabou sendo difundido pelo Império pelas Legiões Romanas, ganhando assim o mundo.


Amarelinha

O nome "amarelinha" vem da palavra francesa marelle,quesignifica amarelo. Existem duas versões para a origem da brincadeira. Uma delas diz que, nas conquistas dos romanos, eles pavimentavam as estradas que levavam até seus novos territórios.Para distrais acriançada que ficava no meio do caminho, eles faziam desenhos no chão. Assim, as crianças pulavam amarelinha jogando um pedaço de cerâmica ou até um ossinho de carneiro. Outra possível origem vem doinício da Idade Média. Naquele tempo, as pessoas jogavam as contribuições para a Igreja nas escadarias. Assim, os visitantes tinham que pular as moedas para não pisá-las. O caminho da amarelinha - entre oinferno e o céu - também pode ter significado religioso: é a velha luta entre o Bem e o Mal.



Pular corda

Ninguém sabe a história exata de pular corda. Há um número de versões da história doesporte. O que é conhecido, no entanto, é que a prática se originou a muito tempo atrás e eventualmente viajou ao redor do mundo para se tornar um esporte competitivo, uma forma favorita de exercício eum passatempo popular. E a brincadeira evoluiu tanto que existe até campeonato mundial de pular corda. As disputas acontecem em grupo ou individuais e as notas são de acordo com a coreografia (ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brincadeiras
  • Brincadeira
  • Brincadeira
  • BRINCADEIRAS
  • Brincadeiras
  • Brincadeira
  • As brincadeiras
  • Brincadeiras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!