Brincadeiras e jogos na educação infantil

Páginas: 8 (1968 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
Brincadeiras e jogos na educação infantil

O presente artigo tem como objetivo mostrar a importância das brincadeiras e jogos nas escolas de educação infantil. Através das brincadeiras e jogos, as crianças desenvolvem saberes, resolvem conflitos, experimentam sensações, lidam com diferentes sentimentos e aprendem a conviver e a cooperar com um grupo. Enquanto brinca, a criança está pensando,criando e desenvolvendo, dentre outros fatores, o pensamento critico. Brincar é uma realidade cotidiana na vida das crianças. E para que brinquem é suficiente que não sejam impedidas de exercitar a imaginação simbólica, instrumento que lhes fornece os meios de assimilar o real aos seus desejos e aos seus interesses.
A brincadeira e o jogo são sem dúvida a forma mais natural de despertar na criançaa atenção para uma atividade. Os jogos devem ser apresentados gradativamente: por meio de o simples brincar, aprimorar a observação, comparação, imaginação e reflexão.
Através das atividades lúdicas, as crianças desenvolvem a linguagem oral, a atenção, o raciocínio e a habilidade do manuseio, além de resgatar suas potencialidades e os seus conhecimentos. Desenvolve a imaginação, aespontaneidade, o raciocínio mental, a atenção, a criatividade e tanto a expressão verbal quanto a corporal.






Introdução
A utilização do brincar como instrumento pedagógico vem sendo objeto de constantes pesquisas e estudos. Nesta perspectiva, este artigo, refere-se uma análise dessa temática destacando a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem.
Nos dias de hoje, o auxílio deconcepções psicológicas e pedagógicas, reconhece-se a importância das brincadeiras com fins de auxiliar no desenvolvimento infantil, valorizando a construção de conhecimento. O uso contínuo de brincadeiras com fins pedagógicos remete-nos para a relevância desse instrumento em situações de ensino-aprendizagem e de desenvolvimento infantil.
O educador ao utilizar as brincadeiras em sala de aulatransporta para o campo do ensino-aprendizagem condições de conhecimento introduzindo as propriedades da ludicidade que contribui para uma melhor assimilação do conhecimento por parte da criança.
As atividades lúdicas têm um conceituado papel no ensino, sendo que as mesmas devem ser vistas como forma alegre e descontraída de aprender, sempre procurando desenvolver no educando o espírito crítico einvestigador, bem como os sentimentos de disciplina, seriedade e respeito mútuo.
É importante que a ação do educador se oriente no sentido de ampliar o repertório das crianças, não só do ponto de vista lingüístico, como também do cultural. Cabe ao educador a tarefa de alimentar o imaginário infantil, de forma que as atividades das crianças se enriqueçam, tornando-se mais complexas pelas relaçõesque se vão estabelecendo.
Ao educador cabe, então, tendo em vista a compreensão e o conhecimento da evolução das crianças, pensar que tipo de atividade propor, tendo clareza de intenção, isto é, sabendo o que as crianças podem desenvolver com a atividade proposta. Um segundo ponto, também fundamental, é o encaminhamento da atividade, ou seja, a definição de como ela será realizada, prevendo aocupação do espaço e o limite do tempo, de acordo com a natureza da própria atividade, permitindo a realização dos movimentos em sua amplitude.
Assim pode-se dizer que o brincar da criança não pode ser considerado uma atividade complementar a outras de natureza dita pedagógica, mas sim como atividade fundamental para a constituição de sua identidade cultural e de sua personalidade. O relacionamento, emgrupo ou em equipes, o que favorecerá a crianças em ser, um ser respeitoso favorecendo lhes dialogo na aprendizagem a autonomia moral e intelectual que fazem parte do currículo escolar, sempre pautados nos aspecto sócio afetivo.
Consequentemente no estudo verificamos que muitos professores não dispõem de materiais pedagógicos, para que as crianças possam aprender de maneira lúdica. Também tem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O jogo e a brincadeira na educação infantil
  • Jogos e brincadeiras na educaçao infantil
  • Jogos e brincadeiras na educacao infantil
  • Brincadeiras e jogos na educação infantil
  • Brincadeiras e jogos na educação infantil
  • jogos e brincadeiras na educação infantil
  • Jogos e brincadeiras na educação infantil.
  • Jogos e brincadeiras na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!