Brincadeiras dia das Crianças

Páginas: 5 (1183 palavras) Publicado: 1 de abril de 2014
 Brincadeiras dia das Crianças


Faixa Etária: Acima de 4 anos
Batata Quente
COMO BRINCAR
Os jogadores formam um círculo, com um deles sentado ao centro da roda com os olhos vendados. No círculo, cada jogador deve passar a bola – ou a batata – para o que está a sua direita. Enquanto o objeto circula, todos cantam: ‘Batata quente, quente, quente, quente... ’. A qualquer momentoo jogador que está vendado pode gritar: ‘Queimou!’ 

Quem estiver com a bola nas mãos nesse instante será o próximo a ir para o centro da roda. 

Dica: para deixar mais divertido, o jogador central pode dar ordens para os outros participantes. Se ele gritar ‘Meia-volta!’, a bola deve girar no sentido contrário; ‘Com uma mão!’, os jogadores passam a bola entre si com uma mão só.
Elefantecolorido
COMO BRINCAR
Um participante é escolhido para comandar, no caso de crianças mais novas o ideal é que seja um adulto. Ele fica à frente dos demais e diz: “Elefantinho colorido!”. Os outros respondem: “Que cor?”. O comandante então grita o nome de uma cor e os jogadores correm para tocar em algo que tenha aquela tonalidade. 

Quanto mais longe o acesso a cor, mais difícil o jogo fica. Paraos mais velhos a brincadeira ficará mais divertida se o comandante perseguir os outros participantes e tentar capturá-los antes que eles cheguem à cor. O primeiro capturado vira o próximo comandante. 
Coelhinho sai da Toca

COMO BRINCAR
Os participantes são divididos em grupos de três. Dois jogadores dão-se as mãos formando a toca e o terceiro ficará entre eles e será o coelhinho. Do lado defora ficam os coelhos perdidos.  Ao ser dado o sinal: ‘Coelhinho sai da toca, um, dois, três’, as tocas levantam os braços e todos os coelhinhos devem ocupar uma nova toca, inclusive os coelhos perdidos. Quem não conseguir entrar fica no centro, esperando nova oportunidade. 

O jogo fica mais emocionante se no lugar dos coelhinhos perdidos houver um caçador. Nesse caso, apenas um participante ficade fora. Quando for dado o sinal ele deverá perseguir os coelhinhos durante a troca de tocas. O primeiro a ser pego passará ao posto de caçador, o caçador vira um dos ‘tocas’, e este, por sua vez, vira um coelhinho. Se o número de crianças for pequeno, as tocas podem ser desenhadas no chão com um giz, assim, ninguém fica de fora da brincadeira. 
Roda de gato e Rato
Faixa Etária : Acima de 6anos
COMO BRINCAR
Escolha uma das crianças para ser o rato e outra para ser o gato. O restante do grupo faz uma roda de mãos dadas, formando a toca. 

O jogo de pega-pega começa com o rato e o gato fora do círculo. 

O rato será perseguido pelo gato e, sempre que quiser, poderá entrar na toca para se esconder. Já o gato não pode entrar na toca, mas pode tentar alcançar o rato pelo lado de fora.Caberá aos jogadores que formam a toca proteger o ratinho, levantando os braços ou fechando as pernas.  Para aumentar a dificuldade do jogo, entre as crianças da roda escolha uma para ser o relógio e a outra a porta. A brincadeira começa com o seguinte diálogo: 

Gato: “Seu ratinho está?” 
Todos: “Não, foi comer queijo.” 
Gato: “A que horas ele volta?” 

A criança que for o relógio escolheum horário. Enquanto todos da roda giram, o gato vai perguntando ‘que horas são?’ e todos respondem: ‘uma hora’, e assim por diante. Quando chegar na hora escolhida, quem for a porta levanta os braços e o gato poderá entrar na toca passando por ela. 

No entanto, o rato terá a vantagem de poder passar por todas as outras aberturas, enquanto o gato será impedido pelos outros jogadores. 
FaixaEtária: Acima de 4 anos
Tatu quer sair
COMO BRINCAR
Escolha uma das crianças para ser o rato e outra para ser o gato. O restante do grupo faz uma roda de mãos dadas, formando a toca. 

O jogo de pega-pega começa com o rato e o gato fora do círculo. 

O rato será perseguido pelo gato e, sempre que quiser, poderá entrar na toca para se esconder. Já o gato não pode entrar na toca, mas pode...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brincadeiras de criança: antigamente e hoje em dia
  • brincadeira de criança
  • BRINCADEIRA DE CRIANÇAS
  • Brincadeira para crianças
  • Brincadeira de crianças
  • brincadeiras para crianças
  • Brincadeiras com crianças
  • Brincadeiras de criancas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!