Brincadeira e desenvolvimento infantil do deficiente intelectualBrincadeira e desenvolvimento infantil do deficiente intelectual

Páginas: 19 (4601 palavras) Publicado: 2 de junho de 2015


FACULDADE DE ITÁPOLIS ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL E CULTURAL DE ITÁPOLIS


PÓS – GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL



BRINCADEIRA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL DO DEFICIENTE INTELECTUAL




Adeleide






ITAPÓLIS
2012


ADELEIDE





BRINCADEIRA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL DO DEFICIENTE INTELECTUAL



Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência para obtenção doCertificado de Especialista em Psicopedagogia Educacional e Clínica da Faculdade








ITAPOLIS
2012





DEDICATÒRIA







A Deus, por se fazer tão presente em minha vida, principalmente nos momentos de cansaço e desânimo.
A todos os professores em especial a minha orientadora pela dedicação e disponibilidade nos momentos de orientação e esclarecimentos.Aos colegas de curso, pela agradável convivência.
Aos nossos familiares pela compreensão e apoio nos momentos difíceis.





















AGRADECIMENTO




Agradeço a Deus, aos meus familiares, pela compreensão e força nos momentos em que mais precisei, porque sempre quiseram que eu fosse muito especial como profissional especial no selecionar referenciais que dãograndeza a vida, em especial na força da personalidade que busca, persevera e alcança os parâmetros daqueles referenciais e os põe a serviço de uma humanidade mais consciente, solidária e feliz.











EPÍGRAFE









"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis,sem valor para a formação do homem."
( Carlos Drummond de Andrade )











RESUMO



O presente trabalho refletiu sobre a importância do brincar para o desenvolvimento e aprendizagem da em todos seus aspectos, enfocando a relação estabelecida entre o ato de brincar e sua importância em especial para os portadores de deficiência intelectual A criança estabelece no ato de brincar sua relação com omundo e através desta construção seu conhecimento vai sendo mediado, colaborando para que o mesmo contribua para seu aprendizado. O brincar traz importantes representações para que o indivíduo amplie a compreensão do mundo que o cerca, na fantasia, no brincar, no ato de imaginar Muitos não conseguem perceber a importância do brincar, especialmente para alunos portadores de necessidades especiais.A criança tem sua compreensão ampliada quando as oportunidades de brincar, jogar, enfim quando a ludicidade ganha seu espaço e passa a colaborar para um desenvolvimento sadio e pleno de suas potencialidades.


Palavras-chave: Brincadeiras, desenvolvimento, deficiência intelectual.










TEMA: Brincadeira e desenvolvimento infantil do deficiente intelectual


Introdução




Este trabalhopretende abordar como a brincadeira pode contribuir para o desenvolvimento do deficiente intelectual. Busca refletir sobre a importância do brincar para o desenvolvimento e aprendizagem em todos seus aspectos, enfocando a relação estabelecida entre o ato de brincar e sua importância para o desenvolvimento da cognição nas crianças com deficiência intelectual.
O brincar traz importantes representaçõespara que o indivíduo amplie a compreensão do mundo que o cerca, na fantasia, no brincar, no ato de imaginar, criar e recriar a criança se relaciona com o outro e com as coisas que o cercam. A maior preocupação tem sido dos professores no que diz respeito à maneira de conduzir esse educando para obter um bom resultado na aprendizagem. O significado dos jogos, dos brinquedos e das brincadeiras e suarelação com o desenvolvimento e a aprendizagem há muito tempo vêm sendo investigados por pesquisadores de várias áreas do conhecimento com diferentes contribuições.
Este aluno em especial necessita de estímulos que lhe favoreçam o aprendizado, permitindo sua socialização nas trocas estabelecidas entre a equipe a qual pertence aos objetos que o cercam, enfim na interação vivida no cotidiano...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A influência da brincadeira no desenvolvimento infantil
  • Resenha BRINCADEIRA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • A importância da brincadeira no desenvolvimento infantil
  • Valor do briquedo e da brincadeira para o desenvolvimento infantil
  • A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • Desenvolvimento infantil
  • DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • Desenvolvimento infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!