Brigada de emergência

Páginas: 8 (1944 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
A IMPORTÂNCIA DE UMA BRIGADA DE EMERGÊNCIA NAS EMPRESAS.

Autor: Elcio Vicente Ferreira
Tecnólogo em Gestão da Produção Industrial
Prof.º Douglas Agostinho


A questão da segurança nas empresas, é cada dia mais uma preocupaçãode todos. Hoje se busca como meta ou objetivo, um nível de acidente zero, e a segurança patrimonial também deve ser levada a sério, pois em alguns casos essa segurança afeta diretamente todos os níveis da empresa, desde os operários até o produto final. Como conseqüência disso na maioria das empresas existe o quadro de brigada de emergência, são na maioria das vezes, colaboradores que passam por umtreinamento periódico para atuarem nos momentos em que ocorra um incidente ou acidente. Seja de pequenas, medias ou no primeiro combate a um acidente de maiores proporções. Acidentes envolvendo incêndios ou mesmo primeiros socorros, em casos de fratura queda, queimaduras e outros acidentes que acorrem. Sendo assim resolvi abordar esse tema, acredito ser de relevância pela sua importância dentrode um estabelecimento, buscando como referência as normas nacionais, de como se formar e treinar essa equipe. Para que possa ser eficiente na hora que for exigida, da questão da obrigatoriedade, da sua existência nas empresas ou locais de aglomeração de um público, e a forma correta de atuação; com referência nas autoridades públicas corpo de bombeiros, que são a maior autoridade nas ocorrênciasenvolvendo uma situação de emergência relacionada a esse assunto.


Palavras Chave: Segurança Patrimonial, Aglomeração de um Público, Treinamento Periódico.


1. INTRODUÇÃO

O controle de incêndios tem sua história a muitos anos, desde 1700 a.C tem relatos da existência de normas de prevenção ao combate a incêndio. O registro escrito do primeiro agrupamento de bombeiros civisoficialmente instalado tem origem na china 564 a.C. No Brasil o primeiro serviço publico de combate a incêndios, foi fundado pelo imperador D. Pedro II, através do decreto imperial n- 1.775 do dia 2 de julho.
Após tantos anos e tantas mudanças é notado que ainda ocorrem muitas perdas tanto de vidas, quanto de bens materiais pela falta de pessoas capacitadas e pela falta do grupo de brigada deemergência em vários lugares. Os objetivos que se pretendem alcançar durante o desenvolvimento estão expressos em tópicos a seguir:
• Apresentar os tipos de brigada de emergência.
• Expor qual a forma de implantação desse grupo nas empresas.
• Mostrar a forma correta dos profissionais de atuarem no combate ao incêndio.
Considerando as perdas causadas pelos acidentes comincêndio no Brasil surge a seguinte pergunta: Qual a real importância dos profissionais de brigada de emergência existir nas empresas e setores privados?
A justificativa ou a razão pela qual se torna relevante a realização deste trabalho, é que este trata de uma questão de interesse de grande parte da população. Além disso, é um assunto atualizado que contem informações de importantes comoas normas técnicas. Este trabalho pretende contribuir na prevenção de perdas de vidas e bens materiais, trazendo mais informação para a sociedade e podendo contribuir para pesquisas futuras.
O trabalho apresenta a seguinte estrutura organizacional: Introdução, Embasamento Teórico, Metodologia, Conclusão e Referências Bibliográficas.


2. NORMAS TÉCNICAS

No Brasil a norma queregue a questão de proteção contra incêndio é a NR 23. Que diz que:
Todas as empresas deverão possuir:
.Proteção contra incêndio;
.Saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço, em caso de incêndio;
.Equipamentos suficientes para combater o fogo em seu início;
.Pessoas adestradas no uso correto desses equipamentos.
Normativas da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brigada de Emergencia
  • brigada de emergencia
  • Brigada de emergência
  • Brigada de Emergência
  • Brigada de emergencia
  • brigada de emergencia
  • A IMPORTÂNCIA DA BRIGADA DE EMERGÊNCIA NAS INDÚSTRIAS
  • Plano de emergência/Brigada de incêndio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!