BRICS e Tigres Asi ticos

776 palavras 4 páginas
Nome: Glaucia Couto

Oficina: Geração SESI

Tigres Asiáticos e BRICS

Disciplina: Geografia

Tigres Asiáticos

Este é o nome dado ao grupo de países que apresentaram um crescimento econômico elevado e repentino nos anos 80 por adotarem táticas agressivas para atrair capital estrangeiro como a isenção de impostos e mão-de-obra barata.
O grupo é formado por quatro países, sendo eles Coréia do Sul, Taiwan, Cingapura e Hong
Kong, surgiu durante a disputa comercial iniciada com o fim do comunismo e a abertura dos mercados de antigos países socialistas. Durante esse período iniciou-se a criação de vários blocos econômicos com o fim de facilitar o as transações comerciais e financeiras. O Japão, já sendo um país muito desenvolvido, o o principal propulsor do crescimento dos países do sudeste asiático.
Após a Segunda Guerra Mundial o Japão estava completamente arrasado. Mas, através de uma política voltada para a captação de recursos externos e na criação de uma poupança interna o Japão conseguiu criar um terreno propício para o crescimento das indústrias no local. Outro aspecto interessante de sua política de reestruturação foi que, ao contrário das nações da Europa, o crescimento japonês se deu às margens do capital americano embora desde a década de 60 o Japão exportasse eletrônicos e outros artigos para os EUA.
O investimento em educação e na infraestrutura dos transportes, a desvalorização do iene fazendo com que os produtos japoneses tivessem seu preço mais baixo que os importados, impulsionaram a economia do país fazendo com que continuasse a evoluir e teve grande importância na criação do bloco econômico da bacia do pacífico.
Apesar disso, os Tigres Asiáticos não formam um novo bloco econômico com bases institucionais constituídas, como a União Europeia ou o Mercosul, mas isso não diminui a importância e a dinâmica do grupo quanto às questões econômicas, comerciais e políticas da região. Tanto é que a Austrália que historicamente sempre foi a parceira comercial da

Relacionados

  • Cad2 Novo
    13306 palavras | 54 páginas
  • radiacais
    224418 palavras | 898 páginas