Bricadeira de criança

Páginas: 2 (383 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2011
Brincadeira de Criança

“As atividades lúdicas não são apenas uma forma de entretenimento para gastar energia das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual.”Autor: Jean Piaget.
Segundo ele, essa atividade é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo por isso, indispensável à prática educativa.
Já na visão sócio- histórica deVygotsky, a brincadeira, o jogo, é uma atividade específica da infância, em que a criança recria a realidade usando sistemas simbólicos.
Essa é uma atividade social, com contexto cultural e social. Navisão de Piaget, as crianças são as próprias construtoras ativas do conhecimento.
O professor tem a responsabilidade com seu aluno de ser um sujeito instigador e provocador. E aí, onde a criança tema oportunidade de se colocar na sociedade, mostrando a sua capacidade de raciocínio.
Esta ação terá as seguintes consequências:descentralização , socialização e construção de um conhecimentoracional e dinâmico dos alunos.
Esses alunos já vêm de suas casas com seus conhecimentos e experiências adquiridas.Basta que o professor analise esses conhecimentos, dê dinâmicas que envolvam discussões equestionamentos, para que aguce os sentidos do desenvolvimento intelectual de cada um deles.
Através desses relatos e experimentos, para mostrar que uma criança pode, dentro de uma atividade, semostrar um sujeito construtor e ao mesmo tempo construido pela sociedade, citarei aos leitores um exemplo de uma criança de cinco anos desenvolvendo uma atividade.
A brincadeira sugerida é sobre o jogobolinha de gude.
O professor fala mais ou menos isso.” Aqui estão algumas bolinhas de gude... você deve me mostrar como jogar. Quando eu era pequeno , acostumava jogar bastante, mas agora eu meesqueci como se joga. Eu gostaria de jogar novamente. Vamos jogar juntos? Você me ensinará as regras e eu jogarei com você...”
Ele deve evitar fazer qualquer tipo de sugestão. Tudo o que precisa é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • bricadeiras
  • bricadeira
  • Brinquedos e bricadeiras
  • jogos e bricadeiras
  • jogos e bricadeiras
  • jogos e bricadeiras
  • Jogos e bricadeiras
  • JOGOS E BRICADEIRAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!