Bric

Páginas: 2 (335 palavras) Publicado: 30 de maio de 2013
Desenvolvimento interno

Em razão da formação do BRIC e todo o impacto que causou os países membros já dão sinais do crescimento em diversos setores, apesar de apresentarem ainda problemas comunsde países emergentes. Atualmente, o IDH destes países apresentam-se em números modestos para a grandeza que o bloco tem sido noticiado e discutido.
Dos BRICs, o Brasil era o país que liderava no IDH,mas foi ultrapassado pela Rússia, fato que não é ruim para os brasileiros, uma vez que os russos são hoje seus “parceiros”. Aproveitando do potencial de seus recursos naturais, a Rússia está longe dealcançar o poder da ex-URSS, mas já se mostra em contínuo desenvolvimento.
China e Índia não estão mais bem colocadas principalmente por causa da grande população que estes dois possuem. Adesigualdade acaba sendo inevitável, apesar do investimento na educação, grande ponto que estão os fazendo crescer nos últimos anos. Ainda assim, é um desafio e tanto, inclusive porque o Brasil também “luta”contra esse problema há muitos séculos e vê os outros integrantes apresentarem maior crescimento.

Relações internas

Antes mesmo do BRIC, eram países simpatizantes, agora estão ligadoseconomicamente. Foram realizadas até este momento duas reuniões entre os chefes de Estado, a primeira em Eucaritemburgo, na Rússia em junho de 2009 e a segunda no Brasil, em abril de 2010. Outro fator favorávelé na forma como estão se impondo em grupos de maior abrangência, como o G-8, onde somente a Rússia participa e o G-20, onde todos os BRICs são membros.

Conclusão

O BRIC tem tudo para dar certo,apresenta capacidades como quaisquer outros países possuem, entretanto, é um momento especial, pois estão em evidência e enquanto isso, a divulgação ajuda e muito economias como essas, que vêmcrescendo bastante. Vale ressaltar que para estes países cumprirem com as expectativas, precisam levar em conta não somente a economia, mas o quadro social como um todo. Só o tempo dirá qual será o real...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brics
  • Brics
  • BRICS
  • Brics
  • Brics
  • Brics
  • BRICS
  • BRICS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!