Bric

Páginas: 18 (4449 palavras) Publicado: 24 de maio de 2011
1ºparte... Ariane, lembrando que vc pode pesquisar mais alguma coisa para resumir nessa abertura, ou modificar desde que seja melhor pra vc e para o grupo!

Introdução
O termo BRIC foi criado para fazer referência a quatro países Brasil, Rússia, Índia e China. Estes países emergentes possuem características comuns. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, estes países não compõem umbloco econômico, apenas compartilham de uma situação econômica com índices de desenvolvimento e situações econômicas parecidas.
Características comuns destes países:

- Economia estabilizada recentemente;
- Situação política estável;
- Mão-de-obra em grande quantidade e em processo de qualificação;
- Níveis de produção e exportação em crescimento;
- Boas reservas de recursos minerais;
-Investimentos em setores de infra-estrutura (estradas, ferrovias, portos, aeroportos, usinas hidrelétricas, etc);
- PIB (Produto Interno Bruto) em crescimento;
- Índices sociais em processo de melhorias;
- Diminuição, embora lenta, das desigualdades sociais;
- Rápido acesso da população aos sistemas de comunicação como, por exemplo, celulares e Internet (inclusão digital);
- Mercados de capitais(Bolsas de Valores) recebendo grandes investimentos estrangeiros;
- Investimentos de empresas estrangeiras nos diversos setores da economia.
____________________________________________________________

________________
2ºparte...
QUEM FOI JIN, E QUEM É ELE NO MUNDO HJ?

*EU PESQUISEI MAIS NÃO SEI ONDE ENFIEI RS.... PORFAVOR QUEM FICA COM ESSE TEMA PEGAR , MAIS TA FACINHO....-------------------------------------------------
QTS ANOS ELE TEM , ONDE ELE SE FORMOU , ONDE NASCEU, ONDE TRABALHOU, QUAL SUA FUNÇÃO HJ E QUE EMPRESA ELE TRABALHA ETC, BEM RESUMIDO.

3ºparte opnião do grupo sobre o bloco.....
Alexandre, a visão dele...
____________________________________________________________

_________________
4ºparte , como jin, criou e pq, como foi a história?....calma gentenão se assustem eu vo resumir, tudo eu fico com essa parte ok?
Dentro das questões porque ele criou, qual objetivo, qual foi seu pensamento , e o que aconteceu com a visão que ele teve, o que proporcionou.... pode ser retirado do texto abaixo.

-------------------------------------------------
O inventor do futuro

Valor Econômico - 29/01/2010
Por Gillian Tett, do Financial TimesEconomia: Quando Jim O'Neill criou a sigla Bric para representar as economias do Brasil, Rússia, Índia e China, sabia ter detectado algo grande. O que não percebeu foi quão grande.

Sobre a mesa de Jim O'Neill, economista-chefe do Goldman Sachs, há quatro bandeirinhas. Os pequenos pedaços de tecido são flâmulas que representam grandes países: Brasil, Rússia, Índia e China. E quase uma década atrás,O'Neill decidiu começar a pensar neles como um grupo - para o qual cunhou a sigla Bric. Era um simples lembrete mental. O gesto mais ousado foi prever - publicamente, e em nome do Goldman - que em 2041 (mais tarde revisto para 2039 e 2032) as nações do Bric ultrapassariam as seis maiores economias ocidentais em termos de poderio econômico. As quatro bandeiras viriam a representar os pilares daeconomia do século XXI.

Na época, muitos zombaram dessa ideia. As previsões viraram a sabedoria convencional ocidental de cabeça para baixo, e O'Neill não parecia um arauto óbvio para o conceito. No entanto, na última década, Bric tornou-se um termo financeiro quase onipresente, modelando como uma geração de investidores, financiadores e formuladores de políticas vê os mercados emergentes:empresas, da Nissan à WPP, têm desenvolvido estratégias de negócios centradas nos Bric, dezenas de instituições financeiras agora operam fundos Bric e escolas de negócios têm lançado cursos focados nos Bric.

Para alguns críticos, o termo é bombástico: marketing terminológico de um banco e de um setor bancário acostumados a disfarçar tolices na forma de novas ideias e conceitos genuínos para melhor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bric
  • Brics
  • Brics
  • BRICS
  • Brics
  • Brics
  • Brics
  • BRICS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!