Brian Duffy - Estudo do fotógrafo

Páginas: 7 (1509 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2013

ARTE E
COMUNICAÇÃO

Brian Duffy












INTRODUÇÃO
Brian Duffy nasceu em Londres no ano de 1933. Era fotógrafo eprodutor de cinema e, foi responsável por retratar a cena londrinas das personagens mais importantes das década de 60 e 70. Cursou artes na escola St. Matin School of Arts, trabalhou na área de design de vestidos e como freelancer para publicações como a Harpers Bazaar, até conseguir um papel no mundo fotográfico, o que fez com que lhe desperta-se um enorme interesse em trabalhar com fotografias.Consolidou-se então no ramo de fotografia após produzir peças icônicas como o capa do Album Alladin Sane de David Bowie e fotografar importantes personalidades da época como Arnold Schwarzenegger e John Lennon que o tornaram tão famoso como fotógrafo quanto a popularidade dos artistas fotografados. Trabalhou em diversas áreas comerciais, como por exemplo em revistas do calão da Vogue e jornais comoThe Times.
Ao lado de David Bailey e Terence Donavon, Duffy é reconhecido como um dos responsáveis pela inovação batizada de “documentary fashion photography”. O estilo revolucionou tanto as produções imagéticas referentes ao tema quanto a indústria da moda. Suas produções eram tão influentes que em 1962 o jornal Sunday Times Apelidou os três de “Terrible Trio” (mais tarde, o fotógrafo NormaParkinson os daria outra alcunha, “The Black Trinity”.
As suas imagens poderosas, traduziram a efervescência artística e todas as importantes mudanças comportamentais ocorridas nos anos de 1960, especialmente em Londres – ponto estratégico desse novo cenário junto a nova York. Duffy foi um dos principais responsáveis por eternizar a “Swinging London”, termo usado para designar a cena culturallondrina. Esta foi a época em que a Inglaterra lançou ao mundo os mais importantes nomes da música, cinema, artes plásticas e teatrais, moda e comportamento. Acima de tudo, foi durante os anos 60 que viveram uma explosão de juventude em todos os aspectos. Era a vez dos jovens, que influenciados pelas ideias de liberdade "On the Road" [título do livro do beatnik Jack Keurouac, de 1957] da chamadageração beat, começavam a se opor à sociedade de consumo vigente. O movimento, que nos ano 50 vivia recluso em bares nos EUA, passou a caminhar pelas ruas nos 60 e influenciaria novas mudanças de comportamento jovem, como a contracultura e o pacifismo do final da década. Os avanços na medicina, as viagens espaciais, o Concorde que viaja em velocidade superior à do som, são exemplos de uma era de grandedesenvolvimento tecnológico que transmitia uma imagem de modernidade. Essa imagem influenciou não só a arte, mas também o design e a moda.
Em 1979, Duffy rompeu com a fotografia e queimou parte dos trabalhos mais famosos que tinha realizado ao longo da sua carreira. Em 2009 o seu filho conseguiu convence-lo de que tinha errado e Duffy acabou por publicar aqueles trabalhos que conseguiram escaparà desgraça de 79.

ANÁILISE FORMAL/FUNCIONAL
De acordo com os textos sugeridos e a análise do corpo de obra do artista em questão, pretendemos nesta parte do trabalho identificar seu padrão artístico funcional.
Como já citado anteriormente, Brian Duffy se consolidou especificamente na área comercial da fotografia, trabalhando para importantes revistas, jornais, a cargo de campanhaspublicitárias diversas, assim como trabalhos para outros artistas como músicos e atores de grande destaque de sua época.
Dessa forma, podemos aferir a seus trabalhos como apoderados de grande valor expressivo e comunicativo. Grande parte de suas obras fazem uma unificação de um valor cômico ao sensual, aplicando à cenas originalmente humoradas (se percebidas fora do contexto e técnica introduzidas por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fotográfos
  • Fotografo
  • Fotografo
  • Fotógrafo
  • fotografo
  • fotografos
  • fotografo
  • Fotógrafo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!