Briófitas

Páginas: 4 (799 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2014
Briófitas
Oque são?
Características gerais da briófita.
As briófitas são plantas pequenas e delicadas que vivem geralmente em ambientes úmidos e sombreados, como barrancos e troncos de matas, emarvores.
A maioria das espécies não ultrapassa os 5cm de altura, apesar de na nova Zelândia existirem briófitas que chegam a atingir 40cm. As espécies mais conhecidas de briófitas são os musgos, queformam extensos tapetes sobre pedras, troncos e barrancos.
Há musgos que vivem em locais relativamente secos, como superfícies expostas ao sol, suportando temperaturas muito altas durante o dia. Háespécies que suportam temperaturas baixa, sendo as únicas plantas existentes em certas regiões do circulo polar ártico. As plantas são organismos tipicamente terrestres, mas existem só três famíliastodas angiospermas, que vivem em ambientes de água salgada. Como todas as plantas, as briófitas apresentam alternância de gerações em seu ciclo de vida. Nelas, o gametófito haploide é a geração maisdesenvolvida e persistente. O esporófito das briófitas é diploide, tem tamanho reduzido e sempre se desenvolve sobre gametófito, nutrindo-se a custa desde atingir a maturidade, quando produzir esporose morre.
Morfologia.
Essas plantas são de pequeno porte. Isso resulta da falta de estruturas rígidas de sustentação e de um sistema de condução de seiva. Sem esse sistema de condução de seiva. Semesse sistema, o transporte de substancias é muito lento, uma vez que é feito por simples difusão a partir da superfície da planta.
O corpo desses vegetais não está, em geral, completamente protegidocontra perda de água: a cutícula, uma camada protetora que protege contra a perda excessiva de água, é muito fina e, em algumas espécies, esta ausente. Essa é uma das razões pelas quais essas plantassão mais comuns em locais úmidos e que não recebem luz direta do sol, pois neles há menos chance de desidratação. A planta propriamente dita, isto é, o individuo maior, de vida independente e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Briófitas
  • briofitas
  • Briofitas
  • Briófitas
  • Briofitas
  • briófitas
  • briófitas
  • Briofitas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!