Brfa

2103 palavras 9 páginas
<t Apostila Protozoários>
C.E.M.S.L
Biologia - 2º ano

<R+>
Protozoários
<R->

Nos esporozoários geralmente há alternância entre formas sexuadas e assexuadas de reprodução.
Muitas espécies são capazes de formar esporos resistentes, que infestam o hospedeiro. Os agentes causadores da malária (gênero
Plasmodium) são exemplos de protozoário com esse tipo de ciclo reprodutivo.

<R+>
Doenças causadas por protozoários <R->

<R+>
Amebíase ou disenteria amebiana <R->

A amebíase ou disenteria amebiana é causada pelo rizópode parasita *Entamoeba histolytica* (entameba). A pessoa adquire essa parasitose ao ingerir cistos de entameba presentes na água ou em alimentos contaminados com fezes de pessoas doentes.
Um cisto é uma bolsa de parede rígida que contém em seu interior amebas jovens capazes de infestar um novo hospedeiro. No intestino, a parede do cisto se rompe, libertando as amebas, que invadem glândulas da parede intestinal, onde passam a alimentar-se de sangue e de células do hospedeiro. Esses locais podem inflamar-se e romper-se, liberando sangue, muco e milhares de amebas, muitas já na forma de cistos.
Estes são eliminados com as fezes e, se contaminarem água e alimentos (como verduras, por exemplo), poderão ser transmitidos a outras pessoas. Apenas uma em cada dez pessoas infestadas por *E. histolytica* apresenta sintomas da doença. Estes são geralmente brandos, como diarréias e dor de estômago; em casos mais graves, ocorrem diarréias sanguinolentas e a pessoa pode tomar-se anêmica.
Atualmente há medicamentos eficazes contra amebíase, que devem ser utilizados após o diagnóstico da parasitose por meio de exame microscópico das fezes do doente.

Imagem: Ciclo de vida da *E. histolytica* - os alimentos contaminados com o cisto da ameba são ingeridos; no intestino do hospedeiro, o

Relacionados

  • Sap fi/hr
    3447 palavras | 14 páginas
  • ressonancia harmonica
    13167 palavras | 53 páginas