Breve Resumo Visão liberal e Marxsista

316 palavras 2 páginas
Principais Distinções entre as visões Liberal e Marxista

Liberais:
Defendem que a livre iniciativa econômica é a chave do progresso e que o estado deve se imiscuir o mínimo possível na vida das empresas. Defendem poucos impostos, menos programas sociais e livre concorrência. Ela é centrada no comportamento individual, explicado pela natureza humana, e na relação entre indivíduos. Defende que os membros da sociedade atuam em grupos, mutuamente competitivos, e não como elementos de classes sociais. Assim sendo, na sociedade manifestam-se interesses grupais ou individuais, nunca de classe, o que desqualificaria qualquer análise baseada em conflitos de classes. Nessa ótica, o Estado ideal atua como um árbitro neutro, que se situa acima desses interesses, age de forma imparcial e visa sobretudo ao bem-comum.

Maxistas:
Defensores do comunismo científico pretendem criar uma sociedade onde não haja estado enquanto ferramenta de opressão de uma classe sobre a outra porque não haveria classes. Nessa sociedade os bens de produção (terra, fábricas, etc.) seriam de propriedade de todos, e portanto de ninguém.
Ao analisar o Estado, todos os teóricos marxistas partem dos seguintes pressupostos: As condições materiais de uma sociedade, consubstanciadas no modo e nas relações de produção, formam a base de sua estrutura social, da consciência humana e da sua forma de Estado; O Estado não busca o bem-comum, ao contrário, age de acordo com os interesses da classe dominante, é a expressão política da estrutura de classes vigente. Ele não está acima dos conflitos sociais, mas profundamente envolvido neles; O Estado é uma instituição de classes socialmente necessária, pois pratica determinadas tarefas que são essenciais para a sobrevivência da sociedade, entre as quais se destacam a mediação do conflito de classes e a manutenção da ordem capitalista;

Relacionados