Breve Resumo dos Orgão Públicos de Controle aalimenticio

580 palavras 3 páginas
Trabalho individual de Análise Bromatológica

As agências MAPA, MS e ANVISA são órgão públicos que visam o controle regulamentar de setores que envolvem a saúde da população brasileira.

MAPA

Criada em 28 de julho de 1860, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é um ministério do poder executivo do Brasil cuja competência é formular e implementar as políticas para o desenvolvimento do agronegócio, integrando os aspectos de mercado, tecnológicos, organizacionais e ambientais, para o atendimento dos consumidores do país e do exterior, promovendo segurança alimentar, geração de renda e emprego, redução das desigualdades e inclusão social.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é organizado em secretarias, responsáveis pelos diferentes setores do agronegócio nacional:

Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA)
Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI)
Secretaria de Produção e Agroenergia (SPAE)
Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC)
Secretaria de Política Agrícola (SPA)
Órgãos e Unidades descentralizadas

MISSÃO: “Promover o desenvolvimento sustentável e a competitividade do agronegócio em benefício da sociedade brasileira. ”

MS

Titulada desde modo a partir de 25 de julho de 1953, o Ministério da Saúde (MS) é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.

É função do ministério dispor de condições para a proteção e recuperação da saúde da população, reduzindo as enfermidades, controlando as doenças endêmicas e parasitárias e melhorando a vigilância à saúde, dando, assim, mais qualidade de vida ao brasileiro.

MISSÃO: “Promover a saúde da população mediante a integração e a construção de parcerias com os órgãos federais, as unidades da Federação, os municípios, a iniciativa privada e a sociedade, contribuindo para a melhoria da

Relacionados