breve resumo de Topicos do Arganon de Aristoteles

477 palavras 2 páginas
Resusmo dos livros quatro e cinco dos tópicos do organon
Livro Iv

No livro quatro os estudos estão voltados para o gênero e as propriedades que são os meios definidores das questões relacionadas ao argumento.
Se afirmamos o gênero de alguma coisa que existe, é preciso fazer um exame de tudo aquilo ao qual ele está relacionado, pois o gênero não pode deixar de ser predicado de nenhuma dessas coisas.
EX:. se afirmamos que bem é gênero do prazer; temos que verificar se prazer se prazer não é um bem pois se for bem não é gênero do prazer.
É também necessário averiguar se esse mesmo gênero é predicado da categoria propriamente dito ou se ele se trata apenas de um acidente nessa mesma categoria. (slide 1)
EX:.determinamos branco é predicado de neve; mas neve não é uma espécie de branco portanto branco não é gênero de neve pois nesse caso branco é uma espécie em si e se trata apenas de uma atribuição para se caracterizar a neve nesse caso há aí um acidente pois temos dois gêneros distintos para se completar uma única categoria. Assim nem um nem outro é predicado da categoria aos quais estão relacionados.
Em relação ao acidente é preciso verificar se ele se adéqua ao genero afirmado uma vez que o acidente pode ou em alguns casos não pode ser aplicado a algo.

Livro V

O livro cinco trata a questão de o predicado ser ou não uma propriedade, propriedade essa que pode ser examinada das seguintes formas: proposta, essencial, e permanente ou relativa e temporariamente.
A propriedade essencial atribui se a aquilo que é por essência
Por exemplo: o homem é u animal racional
A propriedade relativa trata se de uma relação de comando de uma determinada coisa sobre a outra ou duas coisas que se relacionam mutuamente.
Exemplo: alma e corpo
A propriedade permanente é aquela que se usa para denominar aquilo que desde que passou a existir permanece imutável.
Exemplo: deus é um ser imortal.
A propriedade temporária é aquela que relaciona fatos que não

Relacionados