Breve resumo da historia da saúde publica

Páginas: 5 (1008 palavras) Publicado: 16 de março de 2014
A saúde brasileira no século xx estava clamando por ajuda, porém não houve comprometimento do governo com a população mais pobre. No início do século xx, houve algumas epidemias e com isso muitas pessoas faleceram principalmente as pessoas mais humildes que só tinham o auxilio das benzedeiras e dos hospitais beneficentes que eram mantidos pela igreja.
Com a epidemia se agravando cada vez maisno Rio de janeiro, a secretaria de saúde nomeou Oswaldo Cruz como diretor. Cruz criou uma vacina contra a varíola e junto com o governo a tornou-se obrigatória e fiz um projeto de saneamento para o longo do tempo. Porém não deu satisfação ao povo mais pobre, o que ocasionou a revolta da vacina. A guerra contra a vacina não adiantou muita coisa, a vacina continuou sendo obrigatória no Rio deJaneiro.
Já em São Paulo, o Doutor Emílio Ribas tomou uma atitude diferente para combater as epidemias. Convivendo com as pessoas infectadas ele provava que a febre amarela não se contraia só pelo fato de estar junto da pessoa. Para acabar com as epidemias Emilio Ribas, fez a implantação de saneamento em Santos, assim evitando que as epidemias voltassem.
Em 1917 os operários industriais de São Pauloe do Rio de Janeiro, entraram em greve. Com tanta pressão em dos operários São Paulo, o governador fugiu para o interior. Com muitas coisas acontecendo acabou surgindo epidemia da gripe espanhola em 1918 e somente em 1919 que os grevistas fizeram acordo com os patrões e voltaram ao trabalho.
m 1922 no Rio de Janeiro, os tenentes se revoltaram e tomaram o Forte de Copacabana. E em 1923 Odeputado Eloi Charles, criou uma lei que regulamenta os caixas de aposentadoria e pensões, que irão ser financiados pelas empresas, trabalhadores e pela união. Fazendo com que os trabalhadores tenham menos tensão em se aposentar. E a lei também beneficia o trabalhador a ter assistência médica privada.
Já em 1924, a coluna Preste relatou que São Paulo, sofria com a revolta dos tenentes que tinham comoobjetivo reformar a país.
No ano de 1930, o gaucho Getulio Vargas, com o discurso de beneficiar os mais pobres, foi presidente do país. Enquanto isso os exportadores de café perdia seu poder para as empresas e industriais. Vargas, Decretando a uniformização e a centralização das estruturas de saúde.
1932 foi o ano em que São Paulo, se impôs contra Getulio Vargas. Com um muito jogo decintura Vargas, conseguiu fazer com que São Paulo se se rende. No Rio de Janeiro Getulio Vargas, criou o instituto de aposentadoria e pensões para todos os trabalhadores. Com isso todos os trabalhadores teriam que fornecer uma parte do seu salário para os IAPS (Institutos nacional Previdência Social), para depois de muitos anos de trabalho, poder ter o direito a assistência medica, aposentadorias epensões. Lembrando que só terá os devidos benefícios os trabalhadores que efetuar o pagamento todos os meses durante 30 anos e dinheiro arrecadados do IAPS, eram utilizados para investimentos industriais no país.
Em 1935 os comunistas disfarçados e a mando de Luis Carlos Prestes, tentaram tomar o poder militar e mais uma vez sua tática não foi bem sucedida.
Já em 1937 depois da tentativa de golpeintegralista o presidente Vargas, cancelou as eleições e decretou estado novo e assim permanecendo no poder. Criando logo após o ministério do trabalho.
O SESP (Atividade do Serviço Especial de Saúde no interior do Brasil), faz parte da saúde publica, tendo como dever prevenir as epidemias no interior do Brasil, através de expedições a lugares que a saúde publica nunca tinha ido. O DoutorCarlos Chagas, participou indo em muitos lugares onde descobriu doenças novas assim como os irmãos Vilas Boas e Noel Nuteos, que trabalharam em expedições mais recentes, eles ficavam com os índios prevenindo epidemias e mostrando um Brasil diferente do que era se falado.
O SESP mandou mais uma vez um médico para a Amazônia há pouco tempo para prevenir a malaria e proteger os soldados da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo História da Saúde Pùblica no Brasil
  • resumo da historia da saude publica no Brasil
  • Resumo sobre documentário história da saúde pública no Brasil
  • resumo do filme história de saúde publica do brasil
  • Um breve resumo da história da psicologia
  • Breve Resumo Da Historia Da Enron
  • Um breve Resumo da história do cinema.
  • Breve Resumo Historia dos computadores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!