Breve refllexão sobre arte pictorica e linear

644 palavras 3 páginas
Introduzindo o livro o autor cita como exemplo o caso de quatro companheiros retratando a mesma paisagem mas os resultados são completamente distintos, isto porque, a personalidade de cada artista define seu estilo e consequentemente suas obras. Cada esboço do pintor revela seu interior e sendo assim, a pintura pronta é a mais pura expressão da alma do artista.
Pintores da mesma fase e que sigam a mesma temática podem fazer surgir trabalhos completamente diferentes em suas cores; ângulos; linhas, em suma, cada artista possui um estilo próprio que mesmo generalizado é particular. Usando como exemplo Credi e Botticelli, observamos em seus trabalhos que apesar de estarem próximos no tempo se distanciam no estilo, ao passo que Credi prefere.
Esses detalhes são perceptíveis analisando as personagens e como se dispõe no quadro, a paisagem e suas cores, a linearidade e outros diversos elementos que nos traduzem a obra. As formas isoladas e o quadro dividido em pequenas partes são facilidades para identificação do artista, o tratamento da luz e das cores revelam a identidade e o estilo do pintor com certa facilidade, este papel é destinado aos historiadores da arte.
Juntamente com o estilo pessoal devemos avaliar também o estilo da escola, do país e da orientação do artista, bem como seu tempo. As considerações tem importância individualmente e generalizada, podendo ser restritivas ou abrir um leque de possibilidades sobre a arte analisada, o sentimento nacional e o sentimento moral muito influem nessa hora, se misturam e se transformam em obras homogêneas, que assim mesmo merecem ser estudadas desde ‘como e por quê’ surgiram ao que se formaram após miscigenar todas as influências que agem sob o artista.
O estilo da escola se dá a partir da sua época e localização, enquanto o renascimento italiano se preocupava com a proporção o perfeita em todas as formas, o barroco trata o mesmo sistema de formas as de maneira mutável e ainda esbarra no classicismo, são estilos

Relacionados