Breve reflexão sobre a maioridade penal

Páginas: 3 (527 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
Ok, é inegável a brutalidade do que aconteceu com o estudante esta semana. Inegável que se fosse meu filho, irmão, sobrinho, eu estaria muito mais revoltada.
Inegável também que um adolescente de16 anos (que aliás tem o poder de votar) já tem discernimento para saber o que é certo ou errado.
Não vim aqui para discutir isso, mas para levantar a seguinte questão: será que diminuir a maioridadepenal vai resolver a criminalidade? Mesmo?
O buraco é muito mais embaixo...
1. Não se trata de idade. A impunidade é a questão central. A impunidade acontece com criminosos de todas as idades.Acabamos de ver o julgamento do goleiro Bruno, que tem mais de 18 anos e para cumprir sua pena faltam pouco de 2 anos. E tantos outros assassinos brutais que estão por aí nas ruas...
2. Vc realmenteacredita que é a impunidade que leva uma pessoa a matar? É claro que não! Se eu tivesse certeza que eu poderia matar minha vizinha chata sem ser punida, eu ainda assim não a mataria, pois isto não écondizente com o ser humano que eu sou, com os valores que me foram passados a minha vida inteira. Por outro lado, se eu visse alguém fazendo mal á minha filha, mesmo que isso me levasse à cadeira elétricaeu o mataria. Sendo assim, não é a conseqüência que irá predizer meus atos, mas o que eu aprendi a minha vida inteira. Se durante minha infância eu tivesse vivido em uma cultura de violência pararesolver os problemas, provavelmente eu também os resolveria na bala, na faca.
3. A impunidade pode trazer sim o aumento do roubo, da corrupção. Mas o ser humano que goza de saúde mental normal nãomata simplesmente.
4. Quem são esses adolescentes? O que o Estado tem feito por eles? São filhos do crack, filhos do álcool. São crianças que ficaram dias sem banho e sem comida porque seus pais nãoestavam ali. Quando seus pais estavam, era espancando um ao outro, ou á criança. São crianças que passavam o dia na rua, porque ninguém daquela família nunca soube a importância da escola. São crianças...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Breves apontamentos sobre a maioridade penal
  • Redação sobre a maioridade penal
  • Dissertação sobre Maioridade Penal
  • Sobre a maioridade penal
  • Redação sobre maioridade penal.
  • SOBRE A REDU O DA MAIORIDADE PENAL
  • Considerações sobre Maioridade Penal
  • Trabalho sobre a maioridade penal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!