BREVE INTRODUÇÃO AO SABER FILOSÓFICO

Páginas: 7 (1664 palavras) Publicado: 28 de março de 2014
BREVE INTRODUÇÃO AO SABER FILOSÓFICO


CONCEITUAÇÃO

O termo filosofia é de origem grega e significa literalmente “amor à sabedoria” ou “amigo da sabedoria”. Em grego, φιλο (philo) = amor de amigo, amizade, e σοφία (sophia) = sabedoria. A palavra φιλο deriva do vocábulo φιλία (philia), que, em língua grega, traduz a expressão amor; na verdade, um dos sentidos da palavraamor, a amizade, o amor de amigo, amor fraterno. Segundo alguns autores, a palavra foi inventada por Pitágoras, pensador grego, que, certa vez, ouvindo alguém chamá-lo de sábio e considerando esse título muito elevado para si mesmo, pediu que o chamassem simplesmente de filósofo, φιλο (philo) = amigo e σοφός (sophos) = sabedoria, saber, sábio, isto é, amigo da sabedoria ou amante do saber.
Mas, oque é a sabedoria, a célebre sophia dos gregos?
A palavra sophia pode significar simplesmente a Verdade - aquilo que os gregos chamavam αλήθεια (alétheya). Outros entendem a sabedoria como a arte do bem viver. Enfim, a sabedoria como o sentido das coisas e de tudo, a razão existencial dos seres.
O filósofo Sócrates entendia a filosofia como a arte de bem viver, numa definição pragmática,eivada de moral, como todo o restante de sua doutrina, que está voltada para a realização plena do ser humano, a felicidade, fim supremo ao qual se destina.
O seu discípulo Platão afirmava que a admiração é o fundamento do processo filosófico e que a primeira virtude do filósofo é admirar-se, pois a admiração é a condição de onde deriva a capacidade de problematizar, o que marca a Filosofia comobusca permanente da Verdade.
Já Aristóteles, gênio científico e sistematizador, definia a Filosofia como “o estudo das causas últimas de todas as coisas”, ou seja, a Filosofia não se contenta com a superficialidade, mas desce à profundidade e procura exaurir o tema abordado.
Descartes, filósofo francês da corrente racionalista, como matemático e estudioso da Lógica, reduziu a Filosofia à esfera daLógica, quando afirmava que aquela “ensina a raciocinar bem”.
Para Kant, filósofo alemão do século XVIII, “não há filosofia que se possa aprender, só se pode aprender a filosofar”, o que significa dizer que a Filosofia é, sobretudo, uma atitude, um pensar permanente, um conhecimento instituinte, no sentido de questionar o saber instituído.
E, para encerrar esta série de definições, convémcitar o filósofo contemporâneo Merleau-Ponty, para quem “a verdadeira Filosofia é reaprender a ver o mundo”, isto é, a Filosofia é uma reflexão (do latim reflectere = fazer retroceder, voltar atrás), através dela se consegue retomar o próprio pensamento, pensar o já pensado, voltar-se para si mesmo e colocar em questão o que já se conhece.


NATUREZA DA FILOSOFIA

O naturaldesejo de saber, fonte das ciências, constitui a natureza mesma da Filosofia. O desejo de saber é essencial ao homem e universal no tempo e no espaço. Diz Aristóteles que “todo homem está naturalmente desejoso de saber”. E esse desejo se manifesta desde que nasce o ser humano.
De fato, se um bebezinho pudesse falar, na certa ele diria alguma coisa sobre o novo e estranho mundo aque chegou, depois de alguns meses vividos na barriga da mãe. Pois, apesar de a criança ainda não saber falar, pode-se ver como ela olha tudo ao seu redor e quer tocar com curiosidade em todos os objetos que vê. Mais tarde, vem a linguagem e a formulação dos “porquês” e dos “como”, que a criança não cessa de fazer. Infelizmente, quando crescem um pouco mais, parece que essa capacidade de questionarvai desaparecendo. Ou será que vai sendo tolhida? Que pena!
Para as crianças, o mundo – e tudo que nele há – é uma fascinante novidade, algo que desperta a admiração. Lamentavelmente, nem todos os adultos veem as coisas dessa forma. Na verdade, a maior parte das pessoas vive tão absorvida pelo cotidiano que a admiração pela vida acaba sendo completamente reprimida. Elas simplesmente se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução ao saber filosofico
  • Introdução ao pensamento filosófico
  • Introdução ao pensamento filosofico
  • Introdução ao pensamento filosofico
  • Trabalho de Introdução ao Pensamento filosófico
  • Introdução ao pensamento filosófico
  • EAD Introdução ao Pensamento Filosófico
  • Questões de introdução ao pensamento filosofico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!