Breve histórico da Pscicopedagogia

864 palavras 4 páginas
Breve histórico da Pscicopedagogia

Aliny Lamoglia
Mara Monteiro da Cruz

A Psicopedagogia tende a conhecer de forma única e ampla o aprendente.
O termo psicopedagogia surgiu da fronteira entre a Psicologia e a Pedagogia onde visa as dificuldades de aprendizagem e possuem três conotações : como uma prática, como um campo de investigação do ato de aprender e como um saber científico.
Psicopedagogia constituiu-se, e vem se constituindo, como uma área que resulta da articulação entre os conhecimentos de várias disciplinas, tendo como objeto central de estudo “o processo de aprendizagem humana : seus padrões evolutivos normais e patológicos – bem como a influência do meio (família, escola, sociedade) no seu desenvolvimento” (KIGUEL apud BOSSA, 2000).
As Origens da Psicopedagogia
Antes do século XVII, as crianças eram vistas como miniadultos e não tinham nenhum cuidado especial. Só iniciaram o estudo em escolas formais após Filósofos e Teóricos começarem a desenvolver a concepção de infância. O alemão Friedrich Froebel foi um dos primeiros educadores a considerar o início da infância como uma fase de importância decisiva na formação das pessoas. Froebel foi o fundador do Jardim de infância par menores de 8 anos e compartilhava com outros pensadores de seu tempo a idéia de que a criança é como uma planta em sua fase de formação, exigindo cuidados periódicos para que cresça de maneira saudável(FERRARI, 2008).
Segundo Mota e Gomes (2004), nos séculos XVIII e XIX as crianças com dificuldades de aprendizagem eram consideradas anormais mesmo sem base científica o ensino era marcado pela severidade e pela rigidez.
No Brasil, a Psicopedagogia nasce no meio médico.
Na segunda metade do século XX, início do século XIX pregava-se a EUGENIA e isso interferiu na manutenção e exclusão das crianças nas escolas. No Brasil, segundo Gualtierre(2008), a preocupação com a educação do indivíduo “de boa constituição genética” influenciou as propostas de organização

Relacionados