BREVE HISTORIAL DA PRODU AO DE ALGOD O bg

1599 palavras 7 páginas
Introdução

O presente ensaio trata-se a cerca de “como se explicam os poucos avanços registados na cultura forçada do algodão durante o período 1926-1938”, assim explica a cronologia desse período, também explica a cerca de como e que era a cultura forçada do algodão durante esse período de 1926-1938.

Objetivos: Compreender como é que era a cultura forçada de algodão em Moçambique, e especificamente é explicar os poucos avanços registados na cultura forçada do algodão durante período 1926-1938.

Breve historial de produção de Algodão em Moçambique.

O cultivo de algodão em larga escala começou em 1930 quando o governo colonial introduz o cultivo obrigatório em Moçambique. E as primeiras experiências realizadas para a implantação da produção de algodão em todo o país abordam o inicio do cultivo obrigatório em Nampula. E esta cultura em Moçambique é antiga e primeiramente foi introduzida no país por comerciantes swahili, antes da chegada dos portugueses no território, durante os séculos XVI, XVII e ate finais do século XVIII. Os colonizadores portugueses não mostraravam interesse no desenvolvimento desta cultura, pois, estavam mais preocupados com o comercio de escravos e de marfim. Por outro lado, os comerciantes portugueses e árabes, que operavam em Moçambique, temiam a concorrência pela mão-de-obra disponível que na altura era requerida para o comercio mercantil de longa distancia. Por pressão desses Comerciantes, a plantação desta cultura chegou a ser proibida em 1750, uma decisão alterada em 1854, pelo Conselho Ultramarino. (Fortuna, 1993:129) Em 1920 surge no Sul de Moçambique uma activa e organizada comunidade de agricultores europeus que começaram a fazer processos para que o Estado concede-se apoio técnico e financeiro, que seriam empregues na produção de algodão, mas o desenvolvimento deste. Sector, a Sul do Save, implicava uma disputa pela mão-de-obra. Entre satisfazer Agricultores colonos e manter os

Relacionados