Breve Historial Da Etica E Deontologia Aconsel 2

910 palavras 4 páginas
1 – A ÉTICA

O termo é de origem Grega, com duas géneses possíveis:
- éthos, que significa hábito ou costume, dando origem ao termo Latino morus (Moral).
- êthos, que significa propriedade do carácter, sendo o princípio orientador do que denominamos por Ética.
Ambos os vocábulos são inseparáveis, segundo Aristóteles (384-322 a.C.), uma vez que a personalidade ou modo de ser do homem se desenvolve a partir dos seus hábitos e costumes.
Foi o mesmo Aristóteles que falou primeiro sobre ética como ramo da filosofia, escrevendo ‘Ética a Nicómaco’, a sua principal obra sobre o tema. Nela expõe as suas concepções de racionalidade prática, da virtude como mediania e as suas considerações acerca do papel do hábito e da prudência na Ética.
Esta obra foi traduzida para o latim, tendo dado origem ao termo mos, moris (moral em português), que equivale a hábito ou costume.
A Ética sendo um conjunto de princípios e enunciados criados pela razão, é uma racionalização do comportamento humano.
A Ética, estudando os actos que conduzem ao aperfeiçoamento, tem como fundamento que o homem é imperfeito, mas é perfeccionável… , sendo este um aspecto essencial da natureza humana.
O homem vive em sociedade, convive com outros homens e, portanto, cabe-lhe pensar e responder à seguinte pergunta: “Como devo agir perante os outros?”. Trata-se de uma pergunta fácil de ser formulada, mas difícil de ser respondida.
Ora, esta é a questão central da Ética.

2 – ÉTICA NA PROFISSÃO

A ética como ciência normativa sobre a rectidão dos actos humanos, tenta explicar questões como a liberdade, a natureza do bem e do mal, a virtude, a felicidade…
A Ética Prática é a aplicação da ética ou da moral a questões práticas (relacionadas com a biologia, a prática médica, os negócios, a política, etc.), como o aborto, a eutanásia, o tratamento das minorias étnicas, a igualdade das mulheres, a utilização de animais para a alimentação e a investigação, a conservação do meio ambiente, e outros temas.
Com

Relacionados