Breve historia do serviço social

Páginas: 7 (1515 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2011
INTRODUÇÃO
O serviço social surge como profissão atrelada a ideologia dominante à doutrina social da Igreja Católica como resposta ao acirramento das contradições capitalistas em sua fase monopolista para o controle da classe trabalhadora e a legitimação dos setores dominantes e do Estado.
Este trabalho refere-se á analise da trajetória que o Serviço Social desenvolve como profissão noBrasil, no sentido de reconstruir os compromissos, tendências e vínculos estabelecidos com as classes sociais que explicam as marcas e desafios que a profissão enfrenta atualmente. Analisando a partir de que momento e contexto começam a surgir posturas que podem ser identificadas como posições divergentes daquelas que expressam o pensamento oficial do Serviço Social.

DESENVOLVIMENTO
O nascimentoprofissão esta enraizada na questão social, deu-se inicio na década de 30, na emergência da questão social, como especialização do trabalho do Assistente Social, sob a influencia da igreja católica européia de duplo sentido, manter sua atuação caritativa ao próximo e também garantir e ampliar espaço na organização do Estado. Segundo Behring e Bochetti (2007): Não existe precisão de períodoespecifico do reconhecimento das políticas sociais. Sua relação relaciona-se à confluência dos movimentos de ascensão do capitalismo com a Revolução Industrial, das lutas de classe e do desenvolvimento da intervenção estatal. Sua origem comumente esta relacionada aos movimentos de massa social-democratas e ao estabelecimento dos Estados nações na Europa Ocidental do final do século XIX. E sua generalizaçãoocorreu na passagem co capitalismo concorrencial para o monopolista, sobretudo, pos Segunda Guerra Mundial (1945).
Com a quebra da bolsa de valores o investimento se voltou para o mercado interno, na década de 30 houve um grande desenvolvimento industrial e pouco desenvolvimento agrícola, deslocamento dos investimentos no campo para as cidades. Como conseqüência houve êxodo rural, pois oscentros industriais estavam nas grandes cidades, aumento da imigração, chegada das maquinas no país. Foi nesta época que surgiram os grandes problemas sociais, com o crescimento das cidades e com a falta de mão-de-obra qualificada. A questão social esta voltada para as desigualdades sociais do capitalismo, é produto do sistema de produção. O Estado começa a priorizar o sistema capitalista, para ele seconsolidar no país. Para Spozatti (2007): No caso brasileiro é possível afirmar, salvo exceções, que ate 1930 a consciência possível em nosso país não apreendia a pobreza enquanto expressão da questão social. Quando esta se insinuava como questão para o Estado, era de imediato enquadrado como “caso de policia” e tratada no interior de seus aparelhos repressivos. Os problemas sociais erammascarados e ocultados sob forma de fatos esporádicos e excepcionais. A pobreza era tratada com disfunção pessoal dos indivíduos.
Pode-se afirmar que os modelos de sociedade que existiram e precederam, a sociedade capitalista e burguesa de nossos tempos esta dividida em dois campos, o proletariado e à burguesia, diferenciados socialmente pelas suas funções, a classe proletária destinada a carregar ofardo do trabalho físico e penoso, já a classe burguesa a usufruir os frutos do trabalho da outra classe, já que são detentores das propriedades, da autoridade e dos produtos de cultura.
Na década de 30 começam as primeiras manifestações da questão social, que exige um posicionamento do estado, primeiro pela nova ordem produtiva e segundo pelos trabalhadores. O serviço social surge como umatecnificação da profissão. Propiciou a legislação social (legitimou) privilégios só para quem fazia parte desse sistema. Assistencialismo paternalista como forma de controlar a sociedade. Com o agravamento da questão social o Estado se vê obrigado a intervir não apenas na regulamentação no mercado de trabalho, mas também no controle de uma política assistencial de atendimento a pobreza. Surge na década...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Serviço social uma breve retrospectiva
  • Breve História da Assistência Social
  • Breve historia da Psicologia Social
  • A história do serviço social no brasil
  • historia do serviço social
  • Historia do serviço social
  • História do serviço social no brasil
  • História do Serviço Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!