BREVE HIST RIA DA M SICA EM ALAGOAS TEXTO DIRETO ARTIGO

3633 palavras 15 páginas
BREVE HISTÓRIA DA MÚSICA EM ALAGOAS

Basilio Sé1

RESUMO

Este artigo foi produzido como base de orientação da produção do vídeo documentário ALAGOAS NOSSA TERRA qual foi dividido em quatro partes: 1 História; 2 Folguedos – Arquitetura – Gastronomia – Artesanato; 3 Literatura – Dança – Artes Visuais – Teatro; Música. Para melhor compreensão do processo histórico da música produzida em Alagoas, o texto foi dividido em períodos que vai de meados do século XVIII aos nossos dias.

Palavras Chaves: Alvorecer. Músicos. Embolada. Tropicália.

INTRODUÇÃO

A história da música em alagoas é contada pelo povo nas inúmeras realizações produtivas de seus músicos, compositores, intérpretes, apreciadores e também uma pequena produção escrita. O livro “Alagoas e seus Músicos” de Joel Belo Soares, “Cadernos de Compositores Alagoanos” publicados pelo curso de Música nos anos oitentas, O “Song Book” da Academia Musical e alguns textos publicados na internet por pesquisadores independentes são exemplos de contribuições para o registro de nossa música.
Para um entendimento mais simplificado da questão iremos dividir a história da música alagoana em três períodos básicos. O primeiro que vai da segunda metade do século XIX até meados do século XX; o segundo com as décadas de sessenta, setenta e oitenta; por fim, o período contemporâneo entendendo-se dos anos noventa aos dias atuais. É bom que se diga, entretanto, que todo o discurso aqui produzido torna-se hipotético mediante a ausência de pesquisa que reúna em documento oficial a história da música em Alagoas. Esses períodos como são de supor, estão associados aos movimentos surgidos no Brasil recebendo, pois, suas influências. Só para ilustrar, no início do século XX o movimento dos chorões e sambistas pelo reconhecimento profissional da classe foi de relevância ímpar para a música de todo o país. A partir de então, o divisor de águas na figura de Heitor Villa-Lobos, apareceu propondo à música brasileira uma identificação

Relacionados

  • a nova contabilidade social leda mari hellip
    131733 palavras | 527 páginas
  • GeologiaBrasi Baixa
    596643 palavras | 2387 páginas
  • Dou diario da uniao
    477708 palavras | 1911 páginas